Vigilância à Saúde faz campanha nas escolas para prevenir a gripe H1N1

0 0

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância à Saúde, está realizando uma campanha nas escolas para incentivar as crianças a adotar hábitos de higiene que podem evitar a contaminação pelo vírus da gripe comum e da H1N1. Os alunos das escolas municipais e particulares vão receber panfletos explicativos sobre alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a contaminação, como por exemplo: lavar sempre as mãos, principalmente antes de consumir alimentos, usar lenços descartáveis quando espirrar ou tossir e manter os ambientes ventilados, entre outras dicas que podem ser conferidas abaixo.

Até a última segunda-feira (27) haviam sido registradas 68 notificações em Jacareí. Do total 20 são negativas, 6 positivas – sendo um óbito –, e 42 notificações que ainda aguardam resultados das análises.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os médicos da rede básica estão aptos a identificar o vírus da gripe. Em caso de suspeita o médico determina que seja feito o exame que vai comprovar ou não a contaminação. O exame é encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado pode demorar alguns dias. Mas em todos os casos de suspeita de contaminação o paciente já começa a ser medicado com o Tamiflu, remédio indicado para os casos de H1N1.

Tamiflu- O Tamiflu pode ser adquirido gratuitamente por todas as pessoas que tiverem receitas médicas – da rede pública ou privada, que comprovem a necessidade da medicação. A entrega está sendo feita em três locais: ambulatório de Infectologia — rua Purus, 79, Jardim São José – e nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) – av. Senador Joaquim Miguel de Siqueira, 75, Centro, e rua da Imprensa, 394, Parque Meia-Lua.

Cuidados que ajudam a prevenir a doença:

– Lave sempre as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento

– Use lenço descartável

– Quando for espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca – e lave as mãos em seguida

– Evite compartilhar talheres, pratos e copos: eles são de uso pessoal

– Deixe os ambientes bem ventilados

– Evite aglomerações e ambientes fechados

– Evite contato com pessoas que tenham sinais ou sintomas de gripe

– Se estiver com algum sintoma, evite sair de casa

– Beba água várias vezes ao dia

– E tenha sempre hábitos saudáveis, com uma alimentação balanceada

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *