Conferência de Cultura elege delegados e conselheiros

0 0

Buscar novos caminhos para construir uma política cultural consistente que valorize a diversidade artística e estimule nas pessoas a criatividade e o hábito de consumir cultura. Esse foi o desafio geral da 2ª Conferência Municipal de Cultura de Jacareí, realizada no fim de semana (dias 15 e 16). Com a participação de mais de 160 pessoas, o evento teve palestras com especialistas sobre gestão e política cultural e elegeu delegados para a Conferência Estadual e conselheiros para o Conselho Municipal de Cultura.

 

Convidados – Os dois dias de realização da Conferência Municipal de Cultura contou com a participação de especialistas em legislação, gestão e política culturais. Valério Bemfica, chefe de representação da Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, falou sobre o Sistema Nacional de Cultura. “A cultura é direito fundamental. É preciso ter uma legislação para assegurar este direito”, frisou. Bemfica disse ainda que é importante que a mobilização a respeito da cultura seja feita com mais frequência. “A opinião do eleitor não pode ser só de quatro em quatro anos. Apertar o botão faz parte, mas não significa todo o processo democrático.”

O advogado Fábio de Sá Cesnik abordou incentivo fiscal. Segundo o especialista, é importante o produtor cultural entender a “dinâmica de funcionamento” de toda a legislação que envolve as leis de incentivo como a lei Rouanet, por exemplo, para obter financiamentos para seus projetos.

Já a economista e mestre em Administração de Empresas Ana Carla Fonseca, que ministrou a palestra “Economia Criativa”, lembrou que desde os tempos do império “política, economia e cultura sempre caminharam juntas”, e que é preciso “vontade política de levar a cultura a sério”. Ela ressaltou ainda que cultura também é bem de consumo e que, além de produzir, é preciso estar atento para avaliar a falta de participação, de interesse do público para a construção de uma política cultural. “Muitas vezes pode haver a falta de interesse. Por isso é importante lembrar do não-público, avaliar os motivos da não-participação.”

A série de palestras foi encerrada por Célio Turino, escritor, historiador e criador do programa Cultura Viva do Ministério de Cultura, que falou na manhã de domingo sobre Gestão e Institucionalidade da Cultura. Turino destacou que a cultura de um povo precisa “manter sua identidade”, apesar de incorporar elementos com o passar do tempo. “A cultura tradicional, por exemplo, não pode ser transformada em folclore”, comentou. E alertou: “a cultura morre quando é apropriada pelo mercado e é transformada em mercadoria. A cultura também morre quando é apropriada pelo Estado e vira ideologia”.

Representantes – No domingo, ao final da conferência foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual e os representantes do Conselho Municipal de Cultura. Antes da eleição, os participantes do evento se reuniram em grupos de discussão, identificados por áreas artísticas como música, cultura popular, áudio visual, artes cênicas e literatura.

Também foram apresentadas propostas que, segundo a comissão organizadora da conferência, serão transformadas em documento para traçar diretrizes para o Plano Nacional de Cultura, além de documento que será apresentado também nas fases estaduais e federal da Conferência de Cultura.

 

Delegados: Dinamara Ossés (literatura), Luiz Augusto da Conceição (artes cênicas), Mauro Messias (música), Geraldo Magela dos Santos (cultura popular), Maria Cristina Stella Leite (artes visuais), Wagner Rodrigo da Silva (audiovisual)

 

Conselheiros: Sandra Carvalho Hasmann (literatura), Juliano Augusto da Conceição (artes cênicas), Felipe de Oliveira (música), Geraldo Magela dos Santos (cultura popular), Lucas Fernandes Amaral (artes visuais), Adriano de Oliveira Pinheiro (áudio visual)

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *