‘Grupo de risco’ pode se vacinar contra gripe H1N1 na UBS Santa Cruz dos Lázaros

0 0

As pessoas que pertencem ao grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde e ainda não tomaram a dose da vacina que previne a gripe H1N1 podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Cruz dos Lázaros — avenida Maria Augusta Fagundes Gomes, 1.055. Nas demais UBSs só estão sendo vacinadas as crianças que tomaram pela primeira vez a vacina e precisam tomar a segunda dose para que a prevenção seja eficaz. Até a última segunda-feira (10) já haviam sido vacinadas cerca de 50 mil pessoas em Jacareí.

O grupo de risco é composto por crianças de seis meses a um ano e 11 meses, idosos acima de 60 anos, gestantes, puerpérias (mães que tiveram bebês em um período de 45 dias), doentes crônicos com indicação médica e trabalhadores da saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os médicos da rede básica estão aptos a identificar o vírus da gripe. Em caso de suspeita o médico determina que seja feito o exame que vai comprovar ou não a contaminação. O exame é encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado pode demorar alguns dias. Mas em todos os casos de suspeita de contaminação o paciente já começa a ser medicado com o Tamiflu, remédio indicado para os casos de H1N1.

O Tamiflu pode ser adquirido gratuitamente por todas as pessoas que tiverem receitas médicas – da rede pública ou privada, que comprovem a necessidade da medicação. A entrega está sendo feita em três locais: ambulatório de Infectologia — rua Purus, 79, Jardim São José – e nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) – avenida Senador Joaquim Miguel de Siqueira, 75, Centro, e rua da Imprensa, 394, Parque Meia-Lua.

Cuidados que ajudam a prevenir a doença:

– Lave sempre as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento

– Use lenço descartável

– Quando for espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca – e lave as mãos em seguida

– Evite compartilhar talheres, pratos e copos: eles são de uso pessoal

– Deixe os ambientes bem ventilados

– Evite aglomerações e ambientes fechados

– Evite contato com pessoas que tenham sinais ou sintomas de gripe

– Se estiver com algum sintoma, evite sair de casa

– Beba água várias vezes ao dia

– E tenha sempre hábitos saudáveis, com uma alimentação balanceada

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.