Campanha para Prevenção de Acidentes com Crianças segue até sexta-feira (30)

0 0

Começou em Jacareí nesta segunda-feira (26) a Semana de Prevenção de Acidentes com Crianças. Por meio de blitzes educativas, os pais estão sendo orientados sobre o transporte seguro dos filhos, principalmente o uso da cadeira de segurança (bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação), que reduz o risco de lesões graves e mortes. A ação é coordenada pela Diretoria de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura Municipal e segue até sexta-feira (30).

Desde setembro de 2010, o uso de dispositivos de segurança tornou-se obrigatório para crianças de até 7 anos e meio (Resolução 277/2008, do Contran – Conselho Nacional de Trânsito). O motorista que descumprir esta determinação está sujeito a multa.

Crianças com até 1 ano de idade devem ser transportadas no bebê-conforto ou conversível, equipamento de segurança que tem a função de limitar o deslocamento do corpo da criança, reduzindo o risco em caso de colisão ou desaceleração repentina do veículo. Entre 1 e 4 anos, a obrigatoriedade é de uso da cadeirinha. Já dos 4 aos 7 anos e meio as crianças devem ser transportadas no assento de elevação.

As blitzes da Semana de Prevenção têm caráter educativo, mas nos dias 2 e 3 de setembro haverá fiscalização, respectivamente na praça Raul Chaves e avenida Nove de Julho – na ocasião, os motoristas que não estiverem cumprindo a norma serão multados.

De acordo com a organização não-governamental Criança Segura, baseada em números do Ministério da Saúde, o trânsito é a principal causa de mortes por acidentes envolvendo crianças e adolescentes até 14 anos de idade, com 2.000 vítimas fatais e 17 mil hospitalizações todos os anos no País.

Programação das próximas blitzes (sempre das 9h30 às 11h)

27/8 – Rua Barão de Jacareí

28/8 – Praça Raul Chaves

29/8Avenida Alex DarqueBairro Cecap

30/8Avenida Orlando Hardit

Fiscalização (motoristas sujeitos a multa)

2/9 – Praça Raul Chaves

3/9 – Avenida Nove de Julho

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *