Cobra Grande de Jacareí se apresenta em São Paulo

0 0

A Lenda da Cobra Grande de Jacareí está na programação da TEIA SP, grande Encontro Cultural realizado na capital paulista. Formada por 25 integrantes do grupo percussivo Batucaia, a Cobra Grande está entre os 700 grupos selecionados do Estado de São Paulo que participará de eventos culturais da TEIA SP, entre os dias 08 e 11 de agosto, no Vale do Anhangabaú, na capital Paulista. O grupo jacareiense fará a apresentação no Palco do Boulevard São João, na Avenida São João no Vale do Anhangabaú, na sexta-feira (9), às 11h30.

Segundo a pesquisadora e gestora cultural Beatriz Borrego, uma das coordenadoras do Sapucaia e integrante do grupo Batucaia, os ensaios nos últimos dias tem se intensificado para a TEIA SP.

“O grupo vem ensaiando as músicas e batidas e espera fazer bonito. É uma oportunidade bacana de nos apresentarmos para diversos públicos e municípios do Estado. Além disso, todos ganham: o Sapucaia, como ponto de cultura, o Batucaia, como grupo de Maracatu e a própria Lenda da Cobra Grande, que viaja de Jacareí para São Paulo, para conquistar o público, que poderá conhecer, apreciar e brincar ao som de da cultura tradicional do Vale do Paraíba”, comentou Beatriz Borrego.

Integram o cortejo, o grupo de batuqueiros do Batucaia, manipuladores de bonecos com a Cobra Grande, ao som de músicos de Congada e Moçambique.

A TEIA SP 2013 é um grande Encontro que reunirá a diversidade cultural do Estado de São Paulo, com a participação de aproximadamente 700 Pontos de Cultura conveniados com as Redes do Ministério da Cultura, a Rede Estadual e as Redes Municipais.  O objetivo da TEIA SP é a troca de saberes e fazeres, reunindo representantes e integrantes dos Pontos de Cultura em uma grande comunhão, além do fortalecimento dos Marcos Legais, do Programa Cultura Viva e das políticas públicas de cultura, o fomento das redes de relacionamento e a articulação institucional entre os Pontos, sociedade e governos.

De acordo Bia Borrego, a Lenda da Cobra Grande tem registros a partir dos anos 1850, quando surgiram as primeiras narrações de que teria havido uma cobra tão grande que seu corpo ia de Jacareí a Guararema.

“A cobra era muito brava e comia as barrancas do Rio Paraíba. Para acalmá-la, grupos de populares, em romaria, protegeram a cidade com o auxílio de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição”, informa Beatriz Borrego.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *