São José tem mais de 2 mil vagas para cursos técnicos gratuitos

0 0

Estão abertas as inscrições para 33 cursos técnicos oferecidos por três escolas de São José dos Campos credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Estudantes que terminaram o ensino médio podem se inscrever até a segunda-feira (12) por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e os cursos são gratuitos.

As inscrições devem ser feitas na página do Sisutec na internet. De acordo com o MEC, 85% das vagas serão destinadas prioritariamente a candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral. Os cursos terão de 800 a 1.200 horas. Os cursos oferecidos no município estão entre os mais procurados e com chances reais de colocação no mercado de trabalho.

As três instituições de São José credenciadas pelo MEC são o SENAC, a Faculdade de Tecnologia IBTA (campus do Jardim Esplanada) e o Colégio Tableau, no Satélite. Elas foram avaliadas pelo ministério e apresentaram indicadores positivos e oferecem cursos pela manhã, à tarde e à noite, totalizando 2.480 vagas. Na seleção, são consideradas políticas afirmativas e cotas para pretos, pardos e indígenas, bem como estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

São oferecidos cursos de Enfermagem, Farmácia, Logística, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Radiologia, Informática, Internet, Programação de Jogos Digitais, Redes, Manutenção e Suporte em Informática. A Faculdade IBTA e o Colégio Tableau oferecem 14 cursos cada um, e o SENAC oferece um curso.

O resultado da primeira das duas chamadas será divulgado no próximo dia 14. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia seguinte. De acordo com o MEC, somente no primeiro dia de inscrições, mais de cem mil alunos se candidataram.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *