Procissão dos Mortos é atração hoje em Jacareí

0 0

Caso saia às ruas de Jacareí hoje (16), por volta da meia-noite, prepare-se para encontrar um “bando de mortos” perambulando pelas ruas da cidade. O fato que  pode parecer inusitado, espantoso ou surreal é, na verdade, uma performance teatral itinerante que resgata uma das lendas urbanas de Jacareí: a Procissão do Mortos.

A procissão — que já virou tradição na cidade em agosto, em comemoração ao Dia do Folclore — começa à meia-noite de sexta (16) no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e percorre as principais ruas do Centro até a Igreja São Sebastião, no bairro Avareí. Além do público, que pode se inscrever antecipadamente para integrar a procissão, foram convidados cinco músicos para fazer as intervenções sonoras e mais quatro atores, além de dois bonecos gigantes.

A Procissão dos Mortos é inspirada numa lenda de Jacareí sobre uma procissão de mortos que saíam de seus túmulos do cemitério da Saudade (no bairro Avareí, hoje região central) e seguia, em lamentos, até a igreja do Avareí. Se alguma pessoa viva fosse surpreendida espionando a procissão recebia uma vela que, se fosse apagada, transformava-se em osso humano. “Conforme a lenda, dizem que a procissão dos mortos acontecia porque eles estavam inconformados com a mudança do cemitério do Centro para o bairro Avareí, que na época não estava incorporado à região central”, comenta o diretor de Preservação da Fundação Cultural, Alberto Capucci.

Como se inscrever – A população também é convidada a integrar a procissão – todos são orientados a ir vestidos com trajes fúnebres. Os interessados devem se inscrever no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, das 9h às 17h – rua XV de Novembro, 143, Centro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *