Ações no Parque da Cidade marcam o ‘Dia Mundial Sem Carro’ em Jacareí

0 0

Foi realizado em Jacareí uma série de atividades domingo (22), no Parque da Cidade, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. O evento, que foi das 10h às 15h, fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, cujo tema deste ano é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidade e escolhas”.

O objetivo da data, instituída na França, nos anos 90, é propor uma reflexão sobre formas de mobilidade alternativas ao automóvel. É também uma maneira de as pessoas se manifestarem contra a poluição.

Entre as ações no parque esteve o trabalho do Corpo de Bombeiros, que simulou um salvamento, enquanto os Doutores Coloridos fizeram performances teatrais. Uma empresa de reabilitação postural fez testes de circunferência abdominal/peso (Índice de Massa Corporal), e universitários prestaram orientação jurídica, atendimento às crianças (pintura de rosto e atividades de pintura) e organizaram uma caminhada com os alunos da faculdade, da instituição de ensino ao parque.

Houve ainda aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de cartilha educativa. A minipista montada pela Diretoria de Trânsito fez sucesso entre as crianças. A dona de Casa Jessica Priscila de Oliveira Silva, 22 anos, levou os dois filhos ao parque. Enquanto a pequena Isabele, de 1 ano, ficava sob os cuidados da mãe, o mais velho, Rafael, de 4 anos, se divertia na minipista, sob os olhares atentos dos monitores. “Acho importante conscientizar desde cedo a criança, sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e de se usar meios transportes alternativos, mais saudáveis, que não poluam nem causem congestionamentos”, comentou.

O Clube Jacareí de Ciclismo também participou da programação com apresentações de cicloturismo, que consiste em viajar usando como transporte a bicicleta, e de ciclismo para cegos, onde um ciclista guia a bicicleta ‘tandem’ (de dois lugares), conduzindo um deficiente visual.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito em Jacareí seguem até quarta-feira (25). Estarão sendo realizados esquetes teatrais em bares da cidade, além de blitze educativas e ações na minipista do Parque dos Eucaliptos, com alunos das escolas municipais de educação infantil, entre outras.

Na manhã desta sexta-feira (20), a blitz foi realizada na rua Joaquim Pinheiro do Prado. “Ações educativas como estas precisam ser realizadas sempre. Os motoristas precisam ser mais conscientes. Sou dono de uma empresa de auto socorro (guincho) e lido todos os dias com acidentes”, disse o empresário Leandro Cunha, de 39 anos.

A realização da semana também tem apoio do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar, com palestras nas escolas, e do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) nas blitzes educativas. Veja abaixo a programação.

Programação – próximas atividades

24/9

8h30 e 14h – Minipista de trânsito do Parque dos Eucaliptos com alunos da Emei Roberto Donizete

Das 10h às 12h – Blitz Educativa (avenida Getúlio Vargas, próximo ao Batalhão da PM)

Palestra do Proerd – Emef Adélia Monteiro, Campo Grande – 8h

25/9

8h30 e 14h – Minipista de trânsito do Parque dos Eucaliptos com alunos da Emei João Lino Filho

Das 10h às 12h – Blitz Educativa (avenida Lucas Nogueira Garcez)

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *