Adolescentes de projeto social de Jacareí aprendem a grafitar

0 0

Lápis e papel na mão para aprender a grafitar tem feito parte do cotidiano dos adolescentes atendidos pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Jacareí. Thiago Costa, monitor da turma, conta que primeiro os alunos aprendem sobre a história do graffiti e os desenhos são feitos em papel, utilizando apenas lápis coloridos. Depois, os alunos passam por técnicas mais avançadas, com uso de tintas e spray em painéis. “É preciso trabalhar fundamentos do desenho e a coordenação motora dos alunos”, explica o professor Thiago.

Criatividade não falta para a turma de dez alunos. Andréa Moreira acompanha os dois filhos adolescentes e participa das aulas com eles. “Estou adorando, nunca tinha desenhado na vida e quando venho aqui fico super feliz em ver o que estamos conseguindo fazer”, disse a aluna, exibindo orgulhosa o desenho de seu nome.

Com 15 anos, Douglas Lima é outro exemplo de aproveitamento da atividade. “Estou adorando desenhar e vejo como a minha vida mudou com o apoio do pessoal do Creas, tenho mais estrutura e sou mais feliz”, comemorou o jovem aluno da oficina, que também foi recém-aprovado na “peneira” de futebol da Portuguesa, time da capital paulista.

Além do graffiti, o Creas oferece ainda oficina de hip hop — ritmo diretamente ligado ao graffiti. De acordo como a assistente social Angela Santana, as aulas de graffiti têm ajudado os alunos inclusive em outras atividades: “eles estão conseguindo se expressar e descarregar energias que nem sempre conseguem nos atendimentos. Percebemos o aumento da autoestima, melhoria no convívio familiar e nos relacionamentos. Isso é um ótimo resultado”.

O Creas é um serviço de atendimento social da Prefeitura. O equipamento mantém oficinas para todas as idades com objetivo de fortalecer os vínculos familiares  e relações interpessoais. Atualmente, o Creas atende 450 famílias. Informações: 3954-4000.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *