Campanha para Prevenção de Acidentes com Crianças terá continuidade nas escolas

0 0

A Diretoria de Trânsito de Jacareí decidiu estender para o mês de setembro a Campanha de Prevenção de Acidentes com Crianças. Em vez de blitzes educativas, as orientações aos pais sobre o transporte seguro dos filhos serão feitas nos portões de escolas da cidade – seguindo orientações da Gerência de Fiscalização de Trânsito –, nos horários de entrada e saída de alunos.

Nas abordagens, os motoristas recebem material educativo com informações sobre a cadeira de segurança (bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação), que reduz o risco de lesões graves e mortes. O uso de dispositivos de segurança é obrigatório em crianças de até 7 anos e meio (Resolução 277/2008, do Contran – Conselho Nacional de Trânsito). O motorista que descumprir esta determinação está sujeito a multa.

Crianças com até 1 ano de idade devem ser transportadas no bebê-conforto ou conversível, equipamento de segurança que tem a função de limitar o deslocamento do corpo da criança, reduzindo o risco em caso de colisão ou desaceleração repentina do veículo. Entre 1 e 4 anos, a obrigatoriedade é de uso da cadeirinha. Já dos 4 aos 7 anos e meio as crianças devem ser transportadas no assento de elevação.

Fiscalização – Nesta terça-feira (2 e 3), até às 11h, agentes de trânsito fiscalizam o uso do equipamento de segurança nos veículos que passam pela praça Raul Chaves (segunda) e avenida Nove de Julho (terça). Os motoristas que não estão cumprindo a norma são multados.

De acordo com a organização não-governamental Criança Segura, baseada em números do Ministério da Saúde, o trânsito é a principal causa de mortes por acidentes envolvendo crianças e adolescentes até 14 anos de idade, com 2.000 vítimas fatais e 17 mil hospitalizações todos os anos no País.

Programação da campanha nas escolas:

4/9 – Emei Profª Maria José Carvalho Ferreira e Emef Prof. Sílvio Silveira Mello Silva

5/9 – Emef Lamartine Delamare

6/9 – Emef Barão de Jacareí

9/9 – Emef Delly Gaspar dos Santos

10/9 – Emef Joaquim Passos e Silva

11/9 – Colégio Maria Imaculada e Colégio Mello & Arice

12/9 – Colégio Atenas Paulista

16/9 – Instituto Máximo de Educação

17/9 – Colégio Adventista

26/9 – EE Dona Benedita Freire de Macedo

27/9 – EE Profª Amância Dias Sampaio

30/9 – EE Prof. Francisco Feliciano F. da Silva

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *