A música foi o destaque na agenda cultural do fim de semana em Jacareí. As atrações começaram com o Dia do Violeiro na sexta-feira (30 de agosto), no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. A dupla Cacique e Pajé foi a atração no Dia do Violeiro e dos Compositores das Músicas Sertaneja e Repentista – data que foi instituída por lei municipal em 2011.
Além da dupla, a comemoração reuniu violeiros da região como Rincão Sertanejo, Paraitinga, Luiz do Vale, Paulo Caipira, Pedro Viola e Nelson Sabino, entre outros.
Já no sábado (31), na Sala Mário Lago, o cantor e compositor Tuia Lencioni apresentou o show Jardim Invisível. O show, além de ser o novo CD na íntegra, também traz músicas do CD/DVD “Tuia ao vivo” e releituras de clássicos da MPB caipira e mineira.
Nascido em Jacareí, Tuia despontou nos anos 90 com a banda Dotô Jéka. Surgida em 1993, com uma proposta ousada e inovadora de misturar rock com música caipira, a banda Dotô Jéka se destacou pela sua originalidade.
Jazz – No domingo (1º de setembro), teve a estreia do projeto ConvidaE!, com a participação da banda Social Jazz Club Brazil, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. O objetivo, segundo o músico Edgard Garcia, é levar a música de qualidade a locais “de fácil acesso à população”. O projeto deve acontecer até dezembro, em outros locais da cidade como o Pátio dos Trilhos e praças.