Jacareí é mal classificada em ranking de Meio Ambiente e pode perder repasse de verbas

0 0

Jacareí não vai ter prioridade em receber verbas do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) e Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

A cidade não foi bem classificada no ranking dos municípios paulistas certificados pelo selo ‘Verde Azul 2013’, concedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente,  ficando 358º lugar numa disputa com  587 cidades.

As primeiras colocadas têm direito preferencial aos repasses.  O selo Verde Azul atesta a qualidade e o comprometimento das prefeituras em desenvolver e executar políticas ambientais. Os municípios recebem uma nota final pelo desempenho conjunto em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental.

a Prefeitura de Jacareí informou através de nota que investe em projetos ambientais. Entre os quais, a cidade ampliou para 70 bairros a coleta seletiva, faz coleta semanal de sucata, mantém seus locais de entrega voluntária para descarte de materiais recicláveis e da construção civil.

A assessoria destacou ainda que o aterro da cidade recebeu nota máxima no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2012, realizado pela Cetesb e que na área de educação ambiental Jacareí conquistou o prêmio da 9ª Mostra de Ações Socioambientais do Ciesp com o Projeto de Plantas Medicinais, ampliou o projeto de Plantas Medicinais, Meio Ambiente e Saúde para os bairros Meia Lua, São Silvestre, Rio Comprido e Paulistano.

Para o próximo ano estão previstos investimentos em saneamento, para elevar o índice de tratamento de esgoto para quase 100% na área urbana, a construção de um novo reservatório de água com cinco milhões de litros e a drenagem dos bairros Jardim Jacinto, Jardim Emília e São João. Também está prevista a construção de uma usina que será instalada no novo aterro sanitário e deverá tratar praticamente 100% do lixo coletado.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *