Jacareí tem seis escolas municipais em período integral

0 0

Jacareí já tem seis escolas municipais funcionando em período integral — Emef Profª Cláudia Maria Gaspar Queiroz do Prado (Jardim Santa Marina), Emef Profª Conceição Aparecida Magalhães Silva (Jardim Paraíso), Emef Presbítero Mábito Shoji (Veraneio Ijal), Emef Profª Ricardina dos Santos Moraes (Nova Esperança) e Emefs Tito Máximo e Santa Rosa (Vila Formosa).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo da escola em tempo integral é levar a educação para além da sala de aula, como sinônimo de oportunidade e avanço. No dia a dia, por meio de esportes e artes, as crianças levam para casa e para a vida a chance de aprender, conviver, misturando a rotina com atividades extracurriculares.

Mais de 500 crianças da rede municipal, dos bairros Veraneio Ijal e Nova Esperança, já passa pela experiência de atividades no contraturno, ficando em período integral na escola. No Veraneio Ijal são 234 alunos (de 4 a 12 anos) que ficam em uma chácara no próprio bairro, em meio a árvores, horta comunitária, piscina e uma grande área de lazer. A verba dos monitores e dos materiais vem do governo federal, mas a APM (Associação de Pais e Mestres) e o Conselho de Escola são responsáveis pelo acompanhamento e execução das atividades.

Outros 300 alunos da Emef Ricardina Santos Moraes, no bairro Nova Esperança, também recebem este atendimento, em um prédio com sete salas, que oferece oficinais, recreação, alimentação, no horário contrário ao das aulas. Nesta unidade as crianças recebem aulas de xadrez, canto e coral, violão, violino, basquete, letramento, matemática, dança, fotografia, informática, atletismo e arte.

Trabalhar com argila é um dos exemplos desta proposta da Secretaria Municipal de Educação, para 80 crianças de tempo integral, em situação de vulnerabilidade social, da Emef Conceição Magalhães, no Jardim Paraíso. Na Emef do Jardim Paraíso crianças participam, no contraturno, de aulas de pintura, desenho, hip hop, dança de rua, capoeira, fanfarra, educação física, acompanhamento escolar, educação física, literatura e informática. O mesmo trabalho vem sendo realizado no espaço Vila Formosa, com 50 alunos das Emefs Tito Máximo e Santa Rosa, e 60 crianças da Emef Cláudia Gaspar, no Jardim Santa Marina.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
50 %
Excited
Excited
50 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *