Automobilismo versão 2014 já teve largada!

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Muitos dizem que o calendário anual de automobilismo no mundo só começa a partir das 24 Horas de Daytona, que sempre acontece todo mês de Janeiro. Portanto, podemos cravar então que 2014 começou! Neste domingo tivemos a realização de uma das provas mais importantes do automobilismo mundial e também das corridas de longa duração.

 

O complexo automobilístico estadunidense recebeu pela 52º vez o evento de endurance que marca a estreia das grandes quipes que disputam este tipo de corridas e também pilotos, esses das mais variadas categorias pelo mundo: tivemos presença de pilotos da V8 Supercars, DTM, Fórmula Indy entre outras, além claro daqueles que disputam o campeonato mundial de endurance (WEC) e os pilotos titulares da United Sportscar, a categoria que promove este evento.

 

Antes de falarmos aqui do resultado e das categorias, vale ressaltar aqui o campeonato criado este ano: a United Sportscar Championship. Ela foi criada após a fusão da Grand American Series (GrandAM) e da American LeMans Series (ALMS) no final de 2013. O intuito desta fusão foi criar um campeonato competitivo e forte, com mais possibilidades de exportar a imagem da categoria, e assim unificar os ganhos também, já que ambas as categorias eram conhecidas, porém acabavam sendo rivais dentro dos EUA, o que em si não ajudava nenhuma delas. O campeonato tem o patrocínio principal (Tittle Sponsor) da TUDOR, empresa suíça que fabrica relógios.

 

Por se tratar de uma corrida de endurance, temos várias categorias dentro do campeonato, e aqui um resumo rápido de cada uma delas. A principal é a P (Prototype) onde correm os Corvettes DP, Ford Riley e equipes como Chip Ganassi, 8Star ou OAK. Os carros são caracterizados por fechados, ou alguns como a OAK que são abertos os seus cockpits. Logo após temos a PC (Prototype Challenge). Nesta, todos os carros tem cockpit aberto, porém os carros são mais lentos, e tem menos aparatos aerodinâmicos como os da catgeoria anterior. Seguindo a lista, temos das 2 categorias GT’s: a LeMans e a Daytona. A diferença básica delas está nas espcificações e tecnologia dos carros. A LeMans tem os mais modernos carros, e com acertos mais rápidos e potentes, enquanto a Daytona tem os carros com características mais originais, sem muitos incrementos para as provas.

 

Tivemos brasileiros participando desta edição da Daytona 24h: Bruno Junqueira, Raphael Matos, Gabriel Casagrande e Julio Campos, na PC; Tony Kanaan e Christian Fittipaldi, na P; Augusto Farfus Jr, Chico Longo, Daniel Serra, Xandinho Negrão e  Marcos Gomes, na GTD.

 

De todos, apenas Christian Fittipaldi não tem motivos para reclamar. Corrida impecável não apenas dele, mas de seus companheiros da equipe Action Express Racing João Barbosa POR e Sebastian Bourdais FRA, guiando um Corvette DP número 5. O brasileiro já tinha um título em Daytona de 2004 e este ano não teve para ninguém, sendo o carro 5 o mais consistente durante toda a prova, conseguindo a vitória.

 

Kanaan sofreu na Chip Ganassi e seus carros da Ford Riley. A equipe viu os 2 protótipos inscritos abandonarem por problemas. Junqueira também enfrentou problemas com o modelo Oreca FLM09 da categoria PC e também se retirou. Já o carro número 38 da Performance Tech que tinha ao volante os brasileiros Matos, Campos e Casagrande, além David Ostella CAN e Tomy Drissi EUA, conseguiu um 3º lugar na categoria, após enfrentar problemas com o carro.

 

Na GTD, Augusto Farfus Jr dividiu seu BMW Z4 GT3 da Turner Motorsports com Dane Cameron EUA, Paul Dalla Lana CAN e Markus Palttala FIN. Eles fecharam em 7º. Já a Ferrari 65 da Via Italia/Scuderia Corsa, que contou com apenas brasileiros ao volante (Longo, Serra, Negrão e Gomes ) terminou na 10º posição.

 

A corrida ficou marcada por 2 fatos: o gravíssimo acidente entre o Corvette DP guiado por Memo Gidley EUA  e a Ferrari 458 Italia do Matteo Malucelli ITA. Gigley desviou de um carro GT e não viu Matteo lento na pista, acertando em cheio a traseira do italiano. Ambos foram encaminhados ao hospital da cidade, sendo que Gidley teve fraturas do lado esquerdo de seu corpo, além das costas. Seu estado é estável e bom segundo os médicos. Malucelli ficou apenas em observação.

 

Ao final da corrida, na categoria GTD, a Ferrari 555 guiada por Alessandro Pier Guidi ITA perdeu sua vitória por ter causado suposto toque no Audi R8 de Markus Winkelhock ALE. A decisão gerou muita polêmica uma vez que o toque em si não existiu, conforme as imagens da Tv mostravam. Na noite deste domingo, a IMSA (empresa que gerencia o certame da United Sportscar) revogou a punição, devolvendo a vitória ao 555.

 

A próxima prova da categoria de endurance serão as 12 Horas de Sebring, também nos Estados Unidos, dia 15 de Março.

 

Com este evento, inciamos as coberturas aqui no site das principais categorias de automobilismo que correm o mundo e também o Brasil!

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