Vigilância à Saúde alerta para a prevenção contra a dengue em Jacareí

0 0

Com a chegada do verão os agentes de zoonoses, do Departamento de Vigilância à Saúde, estarão nas ruas para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a dengue.

Desde o mês de outubro do ano passado, o Departamento de Vigilância à Saúde tem intensificado as ações de prevenção que são realizadas na cidade durante todo o ano. O trabalho inclui a vistoria nas residências para orientar munícipes sobre a importância da adoção de medidas simples, que podem evitar a proliferação do mosquito, como observar o acúmulo de água vasos, ralos, calha e no quintal.

Entre as ações da Vigilância à Saúde também está o mapeamento dos bairros, ação fundamental para a realização de um cronograma que norteia as visitas dos agentes e permite que todas regiões sejam vistoriadas com um intervalo de 15 dias. Durante as visitas, os agentes aplicam um larvicida biológico, que contém uma bactéria que parasita a larva do mosquito sem fazer mal às pessoas e aos animais.

O Departamento de Vigilância à Saúde também recebe denúncias. Os munícipes que encontrarem imóveis fechados com suspeita de criadouros do Aedes aegypt, mosquito causador da doença, devem solicitar vistoria pelo telefone 0800-163010.

Sintomas da doença – Os sintomas da dengue podem se confundir com os de uma gripe forte. Os mais comuns são dor intensa no corpo há mais de 24 horas, febre alta e o aparecimentos de manchas avermelhadas na pele. Se houver a suspeita da doença, é importante procurar o médico e evitar a automedicação, pois o caso pode ser agravado com comprimidos que tenham ácido acetilsalicílico.
Dicas para combater o mosquito da dengue:
– não deixe a água parada;
– guarde garrafas vazias e vasilhames de boca para baixo;
– acabe com as poças d’água;
– limpe as calhas e a laje de sua casa;
– mantenha a água da piscina muito bem tratada;
– guarde pneus em locais cobertos, onde não acumulem água de chuva;
– tampas, copos descartáveis, latas e pneus velhos devem ser destruídos ou bem acondicionados e colocados para coleta de lixo;
– lave os bebedouros de animais e troque a água diariamente;
– caixas d’água, poços, tambores, cisternas e qualquer outro depósito de água devem ser muito bem tampados;
– substitua a água dos pratos de plantas por areia grossa e molhada.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *