O melhor GP da Fórmula 1 em anos!

0 0

Neste domingo tivemos ás 12h a largada para o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, direto do autódromo internacional de Sakhir. Esta etapa marca a estreia de mais uma realizada a noite: assim como em Abu Dhabi, começa no fim da tarde e aconteceu durante o anoitecer.

O GP prometia boas disputadas já que foram lá boa parte dos testes pré-temporada, dando a chance de todas as equipes terem amplas informações sobre a pista e a reação de seus carros nela. A Mercedes mais uma vez dominou com sobras a etapa, colocando quase 20 segundos de vantagem a qualquer outro carro de 3º para trás.

Quem aproveitou a boa fase foi o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes. Com a maestria e agressividade que todos já conhecem, saiu da 2º posição para tomar a ponta de seu companheiro de equipe na 1º volta e fechar a disputa com a vitória, a segunda dele este ano. O alemão Nico Rosberg, companheiro de Hamilton, bateu de frente com o inglês e disputou o 1º lugar do início ao fim. Nas voltas finais, os ataques do alemão seguiram intensos: roda com roda, tentativa de X em ultrapassagem, colocar o carro do lado etc. Tudo fez para tentar passar, mas o inglês foi firme nas defesas de posições. Um belo espetáculo proporcionado pela equipe que poderia muito bem manipular os pilotos para ficarem quietos na liderança. Um bem para a F1 e o esporte o que foi visto ontem.

Quem aproveitou muito bem a estratégia e o pouco consumo de pneus foi a Force India com seus 2 pilotos. O mexicano Sergio Perez andou muito bem, e deixou o alemão Nico Hulkenberg para trás, fechando em 3º e abocanhando a última vaga no pódio. Nico ficou em 5º sem muitas dificuldades, tendo apenas sido “normal”, não fez nada além do necessário.

Em 4º e 6º fecharam as Red Bulls. Porém o primeiro a ver a bandeirada foi o guerreiro australiano Daniel Ricciardo. Fez boa largada e logo no começo pressionou seu companheiro tetra campeão mundial, o alemão Sebastian Vettel, que apresentou problemas no sistema de recuperação de energia, o ERS. Na estratégia de paradas, ambos conseguiram fechar a frente das rápidas Williams de Massa e Bottas, que ficaram em 7º e 8º.

Por falar na Williams, mesmo tendo carro bem rápido, o problema de falta de pressão aerodinâmica na traseira fez os carros consumirem mais pneus e eles obrigados a fazer 3 paradas. Com esta parada a mais, a chance de pódio se esvaiu entre os dedos de Massa que vinha sendo constantemente mais rápido que Bottas.

Quem andou mal demais foram as Ferraris do espanhol Fernando Alonso e do finlandês Kimi Raikkonen. Para se ter uma ideia do quanto a equipe italiana está ruim, Alonso vibrou ao cruzar a linha de chegada a frente de seu companheiro. Comemorou mesmo, como se fosse vitória, por um 9º lugar… Não é de se espantar a antipatia que acompanha o presidente Luca Di Montezemolo, que estava no Bahrein.

Uma boa prova, com disputas de posição do início ao fim, até mesmo dos líderes. Com absoluta certeza, uma das melhores provas dos últimos anos da Fórmula 1. O resultado consolida a Mercedes, porém joga uma ponta de dúvida sobre a Williams: tem o 2º melhor carro do grid até aqui, mas todo esse potencial não foi usado principalmente por erro de piloto (Bottas na Austrália), ou da própria equipe na forma de ordens equivocadas (Malásia) ou parada nos boxes (Bahrein). Massa ainda vai ter mais dores de cabeça para deixar o modus operandi da Williams redondo…

O campeonato de pilotos ficou da seguinte forma após a prova:

  1. Rosberg ALE – Mercedes 61

  2. Hamilton ING – Mercedes 50

  3. Hulkenberg ALE – Force India 28

  4. Alonso ESP – Ferrari 26

  5. Button ING – McLaren 23

  6. Vettel ALE – Red Bull 23

  7. Magnussen DIN – McLaren 20

  8. Bottas FIN – Williams 18

  9. Perez MEX – Force India 16

  10. Ricciardo AUS – Red Bull 12

  11. Massa BRA – Williams 12

A próxima prova será na China daqui a 2 semanas, no autódromo internacional de Shangai.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *