Poeta de Jacareí vence Mapa Cultural Paulista

0 0

O escritor jacareiense Cleber Freire é o vencedor do Mapa Cultural Paulista no segmento Literatura. Ele conquistou o primeiro lugar com a poesia “Rosa no Cóccix”. Freire, de 36 anos, nasceu em Jacareí e começou a escrever em 2004. “Sempre gostei de literatura, e isso me inspirou a escrever o meu primeiro conto, ‘Minha primeira mulher nua’, que algumas pessoas pensaram se tratar de um conto erótico mas que na verdade é sobre o meu avô (Arvanildo Dias Santos), que foi ‘pracinha de guerra’.”

Freire diz que o conto resgata uma história contada pelo avô, ainda na infância, quando ficou encantado com a tatuagem de uma mulher. “Mostrei o conto para um amigo (o poeta Carlos Bueno Guedes, também de Jacareí) e ele me incentivou a inscrever na fase municipal do Mapa Cultural Paulista de 2005, mas o conto não venceu a estadual.”

A partir deste conto, Freire iniciou a sua carreira literária. Foram surgindo novos contos e também poesias, muitos deles inscritos em concursos literários. “Confesso que fico muito surpreso com os resultados porque as obras das quais tenho uma grande expectativa são desclassificadas, enquanto que aquelas que não espero muito são as vencedoras.”

Preferidos – O gosto pela literatura que resultou na vocação de escritor está ligado a outro hábito cultural de Freire. Foi a paixão pelo cinema e a admiração por Sean Pen que o levaram a pesquisar mais sobre a vida do ator e diretor norte-americano. “Ao ler sua biografia, descobri que um dos seus escritores preferidos é o norte-americano Charles Bukowski. E assim comecei a ler e gostar do estilo de Bukowski.” Além da literatura do norte-americano, ele cita os brasileiros Clara Averbuck e Lima Barreto.

Mapa Cultural — Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando talentos nas áreas de teatro, dança, artes visuais, canto coral, música instrumental, literatura e vídeo.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *