Botijão de Gás: dicas para usar com segurança

0 0

Você sabia que o botijão de gás de uso doméstico é o combustível mais utilizado no Brasil? Mas o que poucas pessoas sabem é que os botijões de gás devem ser requalificados a cada 10 anos, ou seja, devem ser reavaliados para que possam voltar a ter as mesmas condições de segurança de quando foram fabricados.

O Procon de Jacareí orienta sobre os riscos em adquirir botijões danificados ou fora dos padrões de segurança. Por isso, nunca aceite botijões enferrujados, amassados, com alça solta ou base danificadas.
O botijão de uso doméstico tem capacidade para 13kg de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). É fabricado segundo norma NBR 8460 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Possui dispositivo de segurança que, em caso de aumento da pressão interna, libera o GLP impedindo que ocorra uma explosão do vasilhame.

Além dos botijões de gás, outros equipamentos como: mangueira, abraçadeiras, regulador de pressão e cone borboleta, também devem estar de acordo com as normas técnicas de segurança (NBRs) estabelecidas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).
A mangueira, deve ser de plástico de PVC transparente com uma tarja amarela e exibir o prazo de validade, nome do fabricante e o Código NBR 8613. Seu comprimento pode ser de 80 cm, 1 m ou 1,25 m. Para distâncias maiores deve-se utilizar um tubo de cobre ao invés da mangueira de PVC. A mangueira não deve passar, nem encostar, na parte de trás do fogão, pois nessa região a temperatura do forno é muito alta. Já as abraçadeiras não devem ser substituídas por arames ou outros materiais. Elas ajustam e fixam a mangueira e impedem vazamentos.

O regulador de pressão de gás, como já diz o nome, tem como finalidade reduzir a pressão e regular a vazão do gás do botijão para a chama nos queimadores, permitindo a utilização total do produto. Deve constar a inscrição NBR8473, o código do INMETRO e o prazo de validade. E ainda, conhecida como cone borboleta, a válvula que abre e fecha a saída do gás para o regulador, não pode estar amassada e sua adaptação ao botijão deve ser perfeita. Por conta do desgaste natural das partes internas e pela concentração de elementos químicos, a utilização dos equipamentos não deve ultrapassar 5 anos.
Segundo o diretor do Procon, José Rubens de Souza, para realizar uma compra segura e evitar problemas na instalação do botijão é importante adquirir o produto de empresas ou revendedoras autorizadas. “Tenha a certeza de que está comprando o produto de uma companhia comprometida com qualidade e segurança. Por isso, nunca compre de clandestinos. Verifique se o entregador está devidamente uniformizado e identificado, se o lacre do botijão não foi violado, se contém o selo de segurança e se o botijão está em boas condições. Isso garante a qualidade e oferece mais segurança ao consumidor”, comenta.

Além dos cuidados na hora da compra, o Procon orienta também a armazenar corretamente o botijão de gás em casa e pedir sempre a nota fiscal.  “É comum as pessoas armazenarem o botijão em armários. Mas o risco de não perceber um vazamento é muito grande. Por isso, nunca coloque os botijões em compartimentos fechados e sem ventilação. Lembre-se também de nunca deixar que as crianças tenham acesso ao fogão,  ao botijão e à instalação. Não vire ou deite o botijão e jamais o aqueça. Essas ações podem provocar graves acidentes”, afirma o diretor.

Tanto os botijões de gás doméstico, quanto suas instalações sofrem desgaste com o tempo. Mangueiras e reguladores não devem ser adquiridos por vendedores na porta de casa. Esses produtos não possuem garantia de procedência e nota fiscal. Para sua segurança, faça revisões periódicas e procure somente pessoas habilitadas para realizar consertos ou modificação nas instalações de gás de sua residência.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *