Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero continua esta semana

0 0

Esta semana (9 a 13) continua a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero em Jacareí. O objetivo é incentivar mulheres de 25 a 64 anos a fazer o exame ginecológico (Papanicolaou) que é a principal maneira de prevenir a doença e de detectar o câncer. No último sábado (7), primeiro dia da campanha, foram realizados cerca de 900 exames.

Para fazer o exame basta procurar a UBS dos bairros Santa Cruz dos Lázaros, Cidade Salvador ou Parque Santo Antônio, das 7h às 19h. No dia 12 de junho, em virtude do jogo do Brasil na Copa do Mundo, o atendimento será até as 14h. Não é necessário agendamento de horário — basta chegar ao local e solicitar a realização do exame. Ao fazer o exame será solicitado o exame de mamografia para mulheres acima de 40 anos.

O câncer de colo de útero tem como principal causador o Papiloma Vírus Humano (HPV), e é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, superado apenas pelo câncer de mama. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. Mesmo as mulheres que já fizeram o exame em anos anteriores devem procurar as unidades de saúde, já que é recomendável a realização do exame anualmente.

Antes de procurar a UBS devem ser tomadas algumas precauções: não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias que antecedem o exame; não estar menstruada; em caso de sangramento fora do período menstrual, procure orientação em uma Unidade Básica de Saúde.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.