Moçambique é destaque em exposição no Museu de Antropologia

0 0

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba recebe, até 6 de outubro, a exposição “Moçambique nas Escolas Cultura para Todos”, que revela detalhes do projeto que resgata uma das mais antigas manifestações populares.

A exposição reúne fotos, imagens sacras, oratórios, ornamentos e adereços referentes à dança de Moçambique.
O projeto percorreu escolas municipais e estaduais da cidade, levando a cultura popular para o âmbito escolar de uma forma dinâmica e conceitual. “O Moçambique é uma dança de origem africana, em louvor a São Benedito. No Vale do Paraíba é onde se observa mais esta manifestação. Mas também é encontrada no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás”, destaca Fernanda Araújo, responsável pela pesquisa e direção do projeto.


Resgate —
O projeto “Moçambique nas Escolas Cultura para Todos” é uma iniciativa do Cultura no Morro, único grupo de Moçambique de Jacareí em atividade. Com sede no Jardim Pedramar, o grupo é formado por 15 integrantes, a maioria jovens e adolescentes. O grupo tem como mestre da Irmandade, Esmael de Moraes, mais conhecido como “Seu Nego”, eleito mestre da Cultura Viva 2013. Nascido no bairro do Varadouro, aos 6 anos Seo Nêgo foi batizado no Moçambique. Foi em 2010 que ele formou o grupo de Moçambique Pedramar, no bairro homônimo, em Jacareí, onde vive atualmente. “Ensinar aos mais jovens foi maneira que encontrei para manter viva esta tradição”, afirma.


Serviço –
Exposição “Moçambique nas Escolas Cultura para Todos” — Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – rua XV de Novembro, 143, Centro. Aberto de terça a sexta, das 9h às 17h, e de sábado e domingo, 11h às 17h.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *