Os metalúrgicos da Embraer do distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, realizaram um protesto nesta quarta-feira, dia 8, contra a proposta da empresa em conceder apenas 6,6% de reajuste salarial. Este índice representa 0,24% de aumento real.
Cerca de mil trabalhadores da produção e do setor administrativo da fábrica atrasaram a entrada. Os metalúrgicos da produção entrariam às 5h40, mas só começaram a trabalhar às 9h. O setor administrativo atrasou a entrada em duas horas (das 7h às 9h). Os metalúrgicos também aprovaram aviso de greve.
Há duas semanas, no dia 24 de setembro, os trabalhadores da Embraer já haviam rejeitado a proposta de 5,35% oferecida pela Embraer em negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
No próximo dia 21, a Embraer Defesa e Segurança fará a apresentação oficial do cargueiro KC-390. O desenvolvimento (engenharia) e produção de peças da aeronave são concentrados nas fábricas de São Jose dos Campos. O Ministério da Defesa tem um contrato de R$ 7,2 bilhões para a compra de 28 unidades da aeronave.