Unha de gato é tema de estudo hoje em Jacareí

0 0

Nesta quarta-feira (15) a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente vai realizar dois encontros para estudo das plantas medicinais, com os temas unha de gato e arnica. Os encontros serão realizados no CAPS II (avenida Nicolau Mercadante, 14), às 9h, e no Viveiro Municipal (rua Theófilo Teodoro Rezende, 39), às 14h.

Os encontros visam à troca de saberes científico e popular da planta e têm a participação do grupo PAS (Plantas Medicinais, Meio Ambiente e Saúde). Além de divulgar ação da planta no organismo e sua interação medicamentosa, o estudo orienta ainda sobre o cultivo, as formas de utilização e a sua introdução em hábitos alimentares saudáveis.

Podem participar dos encontros profissionais da saúde, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), agentes e lideranças comunitárias, agentes de pastorais, comunidades organizadas, educadores e interessados em geral.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, os encontros promovem a conscientização e a preservação das espécies. Para estudantes e profissionais da saúde são fornecidos certificados de participação — não é necessário fazer inscrição prévia.

Saiba mais –  A unha de gato é nativa da floresta Amazônia. O seu nome é atribuído aos pequenos espinhos que se parecem com as unhas dos gatos. A planta é um arbusto trepador lenhoso e pode atingir vários metros de altura. Para uso medicinal tem indicação antirreumática, anti-inflamatória, depurativa, diurética e vermífuga. Também pode ser usada no tratamento de gengivites e cárie dentária.

A arnica é originaria das regiões montanhosas do norte da Europa. Tem indicação nos casos de contusões, entorses, hematomas, traumatismo, flebite, distensões musculares, dores reumáticas e gota. Além disso, auxilia o combate a caspa e diminui a oleosidade dos cabelos.

Informação – O próximo encontro será no dia 19 de novembro e terá o terramicina e malva como temas de estudo. Mais informações pelo telefone 3953-6822.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *