APESP recebe diploma do programa “Memória do Mundo da UNESCO”

0 0

O coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo – APESP, Izaias Santana, participará da cerimônia de entrega dos diplomas às instituições detentoras de acervos documentais nominados ao Registro Nacional do Brasil em 2014.

O evento, organizado pelo Comitê Nacional do Brasil ‘ Programa Memória do Mundo da UNESCO’, será realizado nesta quinta-feira (11), às 17h, no auditório principal do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

O diploma será concedido para outras nove instituições do país, incluindo arquivos e museus.

Para participar do programa, o Arquivo Público do Estado de São Paulo inscreveu o acervo do jornal abolicionista ‘A Redempção’.

Os 135 exemplares estão sob a guarda da instituição desde 2008 e vieram do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) em caráter de comodato.

A inscrição no Programa Memória do Mundo foi consolidada após diversas pesquisas que confirmaram a raridade do jornal.

O periódico circulou com regularidade em São Paulo de 2 de janeiro de 1887 até a promulgação da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Após essa data, foram publicados alguns números em caráter comemorativo. O último da coleção do IHGSP é de 13 de maio de 1899. ‘A Redempção’ foi um jornal combativo, de cunho manifestamente popular, sempre repleto de ataques a fazendeiros, políticos e a outros jornais que defendiam a instituição escravista.

Pelo seu papel na luta contra os escravocratas, o jornal tornou-se uma fonte valiosa para os historiadores e fonte de pesquisa sobre o processo de abolição em São Paulo.

PROGRAMA- Criado pela UNESCO em 1992, o Programa Memória do Mundo reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inscrevendo-os nos registros e conferindo-lhes certificados que os identificam. Tendo como objetivo estimular a preservação e a ampla difusão desse acervo, o MoW facilita a preservação desses documentos e seu acesso, contribuindo, assim, para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *