Frutas e a dieta das cores: Seus benefícios e funções

0 0

O inicio de ano é marcado como a fase de renovação de estilo de vida de muitos, inclusive na alimentação. De acordo com estudos produzidos por alunos de um curso de Nutrição , a ingestão de variedade de frutas permite ter acesso a diversos benefícios nutricionais, conforme as cores das polpas ou cascas.

“A cor dos alimentos é como uma bússola para direcionar os ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais”, explica uma professora do curso de Nutrição, Ligia Lopes. Outra vantagem que pode ser aproveitada é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos. “Variedade é a palavra chave, pois assim conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores”, finaliza Ligia.

A lista de cinco cores com variedades de frutas com suas funções e benefícios, por meio das cores, selecionada pela professora, pode ser conferida abaixo:

1) Frutas brancas: banana, atemoia, fruta do conde, melão

Contém flavonoides que ajudam a reduzir colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções;

Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.

2) Frutas vermelhas: morango, amora, tomate, melancia, cereja.

Os carotenóides atuam como pró-vitamina A e antioxidante. Benéfico para o coração, memória, previnem câncer, stress e fortalece os olhos e pele.  O licopeno presente no tomate ajuda a prevenção de câncer de próstata e mama.

3) Frutas laranjas e amarelas: melão amarelo, mamão, manga, pêssego

Contém carotenóides e bioflavonóides, ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.

4) Frutas verdes: kiwi, maçã verde, uva verde

Contém beta-caroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Possuem ação cicatrizante e antibacteriana

5) Frutas roxas: figo, uva, jabuticaba, ameixa

Contém antocianina – um flavonóide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, retardam o envelhecimento e preservam a memória.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *