Novo desafio

0 0

Aos leitores e seguidores do Nossa Jacareí

Fiquei muito contente com a oportunidade de novamente escrever para tantas pessoas, a respeito de temas nos quais acumulei alguma experiência.

Digo escrever novamente por ter mantido durante alguns anos uma coluna em outro canal de informação da cidade de Jacareí, o que muito me orgulhou.

Agora o desafio é mais amplo, já que a área de Gestão é muito vasta e tem relações fundamentais com quase todas as áreas do conhecimento humano. Ainda assim, contando com minha atração pelas palavras, aceitei o desafio e tentarei trazer para esse espaço várias informações e situações que, tenho certeza, em algum momento serão reconhecidas como úteis para um ou para outro leitor.

Procurarei não me colocar como um “guru”, que tem as respostas certas e aquelas informações com a pretensão de resolver o problema de todos. Procurarei colocar-me como instigador do interesse e da capacidade de raciocínio do leitor. Tentarei “abrir o leque” com o máximo de alternativas, as quais levarão o leitor a conhecer diferentes nuances para a interpretação e conhecimento de determinado assunto. Dessa forma, espero que o leitor consiga subsidiar suas decisões e/ou colocar-se com mais propriedade em discussões profissionais ou mesmo na roda entre amigos.

O mundo moderno tem exigido das pessoas envolvidas em funções de gestão uma capacidade ainda maior para desempenhar bem suas tarefas. Não basta conhecer os fundamentos de sua área de formação. É preciso saber conciliar aspectos eminentemente técnicos com medidas de gestão que contemplem o lado econômico, financeiro, social e ambiental. É uma síntese do conceito de sustentabilidade. Um negócio não sobrevive se não reconhecer esse envolvimento mais amplo. Nenhuma empresa, de qualquer porte, não será competitiva se não incluir entre seus objetivos, sua visão e suas metas, medidas que demonstrem a sua preocupação com algo que vai muito além de seu negócio. A simplicidade do negocio não exime o empreendimento dessas responsabilidades.

Para grandes corporações essas preocupações e procedimentos já se tornaram corriqueiros, seja por convicção, seja para a obtenção de certificações variadas, que promovem a empresa no mundo globalizado.

Para as pequenas e para as médias empresas esse modelo de gestão integrada pode significar a sua permanência ou não no mercado. Apresentar diferenciais que tenham indicadores objetivos e comprovados da preocupação dessa empresa com as pessoas e com o ambiente em geral, pode representar sucesso em seu ramo, tornando-a uma referência de mercado. Essa condição certamente fará dessa empresa um modelo para seus concorrentes ou mesmo para as de outros setores. O importante é que essa iniciativa, e a marca de pioneirismo, nunca mais lhe serão tiradas. E isso pode significar uma situação decisiva para sua sobrevivência no mercado cada vez mais exigente.

Essas condições, observadas com uma visão ampliada, têm estimulado um crescimento robusto das matrículas em cursos de gestão em nível de graduação. Há muitos profissionais já atuantes no mercado que têm buscado mais uma graduação, ou mesmo uma pós-graduação, que lhe forneça tais competências e habilidades, que são cobradas pelas empresas.

É esse o contexto para o qual procurarei desenvolver textos, baseados em minha experiência de mais de 20 anos na gestão de empresas de diferentes portes e na docência de várias disciplinas na área de gestão. Espero sinceramente que esse valioso espaço que me foi confiado, torne-se útil para aqueles que aqui buscarem informações sobre gestão e tecnologias da informação.

 

Prof Roberto C. Waltz

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *