Relacionamentos interpessoais; você sabe administrar os seus?

0 0

Podemos considerar que relacionar é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro.

Essa aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio. Saber se relacionar é muito importante porque todo ser humano sente necessidade básica de se sentir aceito, querido, desejado, valoroso, legitimado e importante.

Necessitamos tanto disso que praticamente vivemos para isso: nossas escolhas são baseadas em nossas crenças em atingir estes objetivos. E é no relacionamento com o outro que podemos, ou não nos sentir assim.

Por isso, uma boa e saudável relação interpessoal melhora a aprendizagem escolar, facilitar o autoconhecimento, fortalece o desenvolvimento humano e, além disso, prepara-nos para uma vida mais harmônica.

No caso dos mais jovens e imaturos emocionalmente, ajuda e muito a transpor de forma saudável este processo de mudanças e amadurecimento, que enfrenta por meio de integração, troca de experiências, comunicação, assertividade e autoconfiança. Tudo isso dentro de um trabalho em equipe que envolve professor, alunos, instituição, trabalho, família e comunidade.

As relações interpessoais, quando saudáveis, melhoram a autoestima, fortalecem a segurança pessoal e geram um clima mais saudável, otimista e produtivo entre os envolvidos.

Além disso, permite uma troca mais intensa de experiências, gerando mais aprendizagem e consequentemente fomentando o conhecimento.

E ainda mais, gera confiança, empatia e até mesmo grandes e duradouras amizades.

 

Flávia de Oliveira

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *