Sistema de Gestão de Qualidade; sabe como fazer?

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O sistema de gestão a ser abordado nessa coluna é o Sistema de Gestão da Qualidade. Tão propalada e citada atualmente, a qualidade tem papel de destaque na garantia de que o produto ou o serviço atenderá aos requisitos do cliente, já que esse é o foco principal de qualquer norma.

A norma que contém os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a ABNT NBR ISO 9001:2008, a qual oferece à empresa interessada em ingressar no mundo da qualidade, alguns elementos que tornarão a busca pela melhoria contínua um hábito, muito mais do que o atendimento de alguns requisitos simplesmente para a obtenção da certificação.

Aliás, cabe aqui um parênteses para tratar especificamente desse fundamento chamado de melhoria contínua. É essencial para qualquer sistema de gestão que a busca permanente por oportunidades de melhoria seja um princípio praticado por todos. E quando dizemos por todos, estamos envolvendo desde a Alta Administração até aos colaboradores das funções operacionais, já que esse é um compromisso da empresa, assumido e garantido pela Direção, mas executado por colaboradores cientes e conscientes de seus papéis nesse cenário.

Entre as várias ferramentas da qualidade que procuram proporcionar a melhoria contínua dos produtos e dos serviços, o Ciclo PDCA é, sem dúvida, o mais utilizado e recomendado para a implantação sistemática desse procedimento. Em PDCA, o P (Plan) significa planejar o que será executado; o D (Do) significa fazer conforme o especificado; o C (Check) significa verificar continuamente os resultados; e o A (Act) significa agir sobre os resultados monitorados. Dessa maneira, como um ciclo, sempre será possível identificar oportunidades de melhoria, já que se os resultados não são os esperados, devemos replanejar as ações e, se são positivos, devemos planejar  como potencializá-los ainda mais, girando novamente o Ciclo.

Todas as ações tomadas no sentido de agregar qualidade ao produto ou ao serviço devem ser devidamente registradas. Desde as primeiras reuniões motivacionais da equipe, passando pelos treinamentos e cursos, até as planilhas utilizadas para monitoramento dos resultados, devem ser armazenadas criteriosamente, pois constituirão elemento essencial ao processo de auditoria, na forma de evidências e na garantia da rastreabilidade das mesmas, resultando na certificação da empresa segundo os requisitos da norma.

Mas auditoria e certificação será um assunto que trataremos mais para a frente, após comentarmos sobre os demais sistemas que compõem a gestão integrada.

 

 

Prof Roberto C. Waltz

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