Princípios de gestão: a base para um sistema de gestão eficiente

0 0

Os sistemas de gestão, que abordamos de forma geral nas últimas colunas, baseiam-se em princípios de gestão, os quais norteiam o processo de implantação, consolidação, auditoria e certificação desses sistemas.

O processo de auditoria, primeiro interno e depois externo, é que resultará na certificação ou não da empresa no sistema de gestão que submeter à auditoria.

Mas antes que a empresa se sinta em condições de submeter-se a um processo de auditoria de seus sistemas de gestão, deverá implantá-los e consolidá-los entre todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos, ou seja, da alta administração até o colaborador mais subalterno. Todos são essenciais na formação da cultura que acompanha os sistemas de gestão. A gestão da qualidade, a gestão ambiental, a gestão da saúde e segurança do trabalho e a gestão da responsabilidade social, vêm acompanhadas de ações efetivas da empresa, através de seus colaboradores, para que as práticas mais adequadas sejam efetivamente realizadas e causem impactos positivos nas diferentes áreas abordadas pelos sistemas de gestão.

À alta administração caberá o compromisso assumido de disponibilizar os recursos necessários para que o proposto nos sistemas seja efetivamente executado. Esses recursos são essencialmente os recursos financeiros, materiais e humanos.

Os recursos financeiros serão essenciais para o suporte à demanda de equipamentos, treinamentos e demais procedimentos necessários à efetiva implantação e atendimento aos requisitos das normas relacionadas aos sistemas de gestão.

Os recursos materiais são, de uma maneira geral, aqueles que suportam as operações e procedimentos de implantação, como utensílios, móveis e equipamentos, os quais permitirão o suporte adequado às atividades técnicas e administrativas envolvidas em um processo de implantação de normas.

Finalmente, porém nem por isso menos importante, os recursos humanos, os quais deverão ser preparados, por meio de treinamentos, capacitações e demais iniciativas que provenham aos colaboradores o conhecimento e as técnicas mais adequadas a uma implantação segura e capaz de superar os inevitáveis conflitos organizacionais que ocorrem em qualquer processo de implantação de uma nova forma de realizar determinadas atividades.

Para que esse ambiente funcione de forma harmônica e efetiva, são propostos oito princípios de gestão, os quais serão objeto das próximas colunas, nas quais pretendo abordá-los em seus itens principais, para que o leitor possa identificar sua importância e possam posicionar-se adequadamente, em uma situação de trabalho em que se puser frente ao desafio de colaborar com a implantação e/ou a certificação de um sistema de gestão.

 

Prof Roberto C. Waltz

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *