Jacareí tem três óbitos confirmados por dengue; cidade declarou ‘guerra’ ao mosquito transmissor

0 0

dengue2_0Nesta terça-feira (5), foram confirmadas três mortes causadas pela dengue em Jacareí. As vítimas são uma mulher de 49 anos, que, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, foi atendida já bastante debilitada, em estado adiantado da doença, e faleceu na Santa Casa, e dois idosos, de 72 e 77 anos – estes últimos atendidos em um hospital particular em Jacareí e transferidos para São José dos Campos, onde faleceram. As mortes ocorreram todas há cerca de um mês, nos dias 3, 4 e 7 de abril, mas somente foram confirmadas nesta terça-feira pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), vinculado ao governo do Estado e sediado em São José dos Campos.

A prefeitura informou ainda que o período entre as datas dos óbitos e a divulgação se deve à necessária investigação e os resultados de análises laboratoriais. Devido à quantidade de casos, a cidade passou por uma reclassificação, e a partir de agora todos os casos notificados são considerados positivos. Jacareí registrou um total de 2.721 notificações (dados atualizados até 30/4), sendo 524 casos contraídos na cidade, além de 175 ‘importados’ (que foram contraídos em outras cidades). “É importante cada um fazer a sua parte, porque estimamos que 80% dos focos estão dentro das residências”, afirma o prefeito Hamilton.

Ações – Atiradores do Tiro de Guerra, acompanhados dos agentes da Vigilância à Saúde começaram, na manhã desta terça-feira (5), uma “operação de guerra” contra a dengue. As ações foram iniciadas no Jardim Paraíso e serão realizados em toda a cidade. Durante a ação, os atiradores e agentes visitam as residências e orientam os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a dengue.

Reforço – Na Santa Casa já está em operação uma sala específica para hidratação das pessoas com diagnóstico de dengue, para dar mais agilidade no atendimento. O hospital também vai contar com mais um médico plantonista nos horários de pico, caso a demanda aumente.

E, desde o dia 1º de abril, seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão funcionando das 7h às 22h para ampliar o atendimento aos munícipes – UBS Parque Santo Antônio (praça Luis Sipullo Filho, s/nº), Santa Cruz dos Lázaros (avenida Maria Augusta Fagundes Gomes, 1.055), Jardim das Indústrias (rua Anésia Ruston, 507), Cidade Salvador (rua Cruzeiro, 365), Parque Brasil (avenida Bruno Decária, 200) e Jardim Paraíso (rua Expedicionário Paulo Afonso de Siqueira, 44).

A Secretaria de Saúde também contratou um laboratório particular para agilizar o resultado dos exames, enquanto a Vigilância à Saúde ganhou o reforço de 32 agentes comunitários de saúde para as vistorias domiciliares.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *