Projeto apresenta contação de causo com Miguilins e oficina de narração

0 0
nonada
Foto: Ronaldo Alves

De sexta a domingo (19 a 21), o público é convidado para um ‘encontro’ com a obra de um dos maiores escritores brasileiros, João Guimarães Rosa. Contação de Histórias com o grupo Miguilins, oficina de narração de histórias com a escritora Elisa Almeida e o espetáculo Travessia compõem o pacote de atrações do projeto ‘Nonada Amores do Sertão’, do Tecelagem Grupo de Teatro, inspirado no universo do mineiro Guimarães Rosa.
A primeira fase do projeto, que estreia na sexta (19) no programa Uma Noite no Museu, é intitulada Encontro com a Literatura de Guimarães Rosa, com o famoso grupo de Contadores de Estórias Miguilins, que se apresenta em duas sessões: às 20h e 22h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – rua XV de Novembro, 143, Centro. Entrada gratuita.
O grupo Miguilins foi criado em 1996, em Cordisburgo (terra natal do escritor) por Calina da Silveira Guimarães, prima de Guimarães Rosa, com objetivo de sociabilização de crianças e jovens da cidade, quebrando a barreira sugerida pela dificuldade e seletividade da obra do escritor. O grupo também contribui ativamente para a divulgação e preservação da oralidade e da obra de Guimarães Rosa, a partir da narração de fragmentos literários do escritor.
Oficina de Narração de Histórias — “Narrar histórias sempre fez parte do universo humano. A narração oral remonta às origens da sociedade como uma das primeiras manifestações culturais do homem e, sem dúvida, foi a responsável pela preservação das tradições de um povo, ao mesmo tempo em que veiculava toda uma forma de percepção de mundo onde o elemento maravilhoso tinha seu lugar.” É a partir desta justificativa que o Tecelagem Grupo de Teatro promove a Oficina de Narração de Histórias com a escritora Maria Elisa Almeida, dando continuidade à série Encontro com a Literatura de Guimarães Rosa.
A oficina acontece no sábado (20), das 9h às 17h, e domingo (21), das 9h às 12h, também no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas antecipadamente no museu.
Narradora oral, especializada em contos literários, Maria Elisa é diretora do grupo Miguilins de Cordisburgo e do grupo de Contadores de Estórias do Morro da Garça (MG).

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *