Jacareí lança hoje oficialmente o Polo Automotivo e Tecnológico

0 0

negociosSerá feito hoje o lançamento oficial do polo automotivo e tecnológico da cidade. O evento acontece no EducaMais Jacareí, a partir das 19h, na Sala Ariano Suassuna.

Com investimentos previstos da ordem de US$ 700 milhões e a geração de 5.000 empregos, o polo prevê a instalação de até 25 empresas, em uma área de quatro milhões de metros quadrados, próxima às instalações da Chery.


Depois de uma visita de negócios à China, em maio, do prefeito Hamilton Ribeiro Mota, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, e de um grupo de empresários de Jacareí, a convite da montadora de automóveis Chery, o polo automotivo e tecnológico teve sua instalação formalizada por meio de um memorando assinado pelo prefeito durante um encontro entre o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e a presidente Dilma Rousseff em Brasília, no dia 19 de maio.

Além de termos sido muito bem recebidos na China, pudemos conferir o potencial da Chery e de seus fornecedores, e o interesse em investir ainda mais em Jacareí, o que pode ser avalizado com a assinatura do acordo em Brasília”, comentou o prefeito Hamilton.

O primeiro-ministro chinês, acompanhado de uma comitiva de empresários, veio ao Brasil para assinar uma série de acordos bilaterais entre os dois países, visando à “cooperação para promoção de desenvolvimento e capacidade produtiva”. Foram anunciados mais 30 projetos de investimento, de obras de infraestrutura a instalações industriais, no valor de até US$ 53 bilhões.

O polo automotivo e tecnológico de Jacareí será instalado nas áreas adjacentes à fábrica da Chery no município. Entre outros fatores, ele segue as diretrizes definidas pelo Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar Auto), do Governo Federal.

O programa também engloba toda a rede de fornecedores de peças, além dos setores de engenharia, tecnologia industrial e pesquisa, possibilitando o crescimento do mercado de automóveis no país, e prevê benefícios fiscais às empresas que atendam aos requisitos de nacionalização das peças automotivas – no mínimo 65% das peças devem ser nacionais –, e às exigências de redução de emissão de gases na atmosfera, entre outros aspectos.

Para os chineses, há ainda uma significativa redução de custos ao se instalarem em Jacareí, enquanto que, para os empresários da cidade, abriram-se as oportunidades de investimentos em infraestrutura para receber o polo. A instalação do polo automotivo e tecnológico de Jacareí está em conformidade com o Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial e na Lei de Uso e Ocupação do Solo, que prevê que os empreendedores poderão arcar com os custos de implantação de, caso necessário, infraestrutura, como acesso viário, drenagem e outras obras.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *