Princípio de gestão III: Envolvimento de pessoas

0 0

envolvimentoApesar de toda a influência que a tecnologia exerce sobre os modos e processos de produção e de prestação de serviços, pessoas ainda são essenciais em todos os níveis e em todos os tipos de organização.

São as pessoas que deverão sentir-se bem lideradas e conscientes de seus deveres para que sejam cumpridos todos os requisitos demandados pelos clientes e que, em última análise, garantirão, ou não, o sucesso da empresa diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Para que esse princípio resulte nos benefícios esperados pela empresa, é indispensável que as pessoas compreendam sua importância no processo produtivo. O envolvimento das pessoas implica nessa consciência, para que a unidade de propósitos seja efetivamente alcançada.

É fundamental que as pessoas envolvidas no processo aceitem suas responsabilidades, ou seja, estejam dispostas a desenvolver suas atividades com o máximo de suas capacidades técnicas, contribuindo decisivamente ara o bom resultado final.

Se a força de trabalho envolvida no processo produtivo encontra alguma restrição à sua possibilidade de desenvolver um bom trabalho ou serviço, deve imediatamente identificar a finte dessa restrição e procurar eliminá-la, normalmente por meio da comunicação com os superiores.

Muitas vezes as pessoas têm dificuldade em avaliar seu próprio desempenho, sendo-lhes mais confortável culpar a outros quando os resultados alcançados não são aqueles esperados. Nesse momento é essencial uma auto-avaliação, a identificação das reais fontes dos problemas e sua eliminação, pelo reconhecimento da necessidade de mudança que depende da própria pessoa.

A procura por oportunidades de melhoria e o compartilhamento de experiências caminham juntas quando se pretende um ambiente de trabalho sadio e produtivo, no qual as pessoas interagem na busca do melhor método, que é aquele que beneficia a todos e, por conseguinte, alavanca o negócio da empresa que, ao prosperar, deverá distribuir dividendos aos colaboradores, sob diferentes formas e, por vezes, com o reconhecimento em forma de melhores salários.

Debater temas sem restrições pode ser uma forma eficiente de envolvimento de pessoas, na medida em que a experiência de cada um poderá proporcionar bons subsídios ao processo de tomada de decisões que caberão à administração da empresa.

 

Prof Roberto C. Waltz

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *