Vigilância garante que vai reforçar ações no combate ao mosquito Aedes aegypti

0 0

DengueO aumento das temperaturas e a maior ocorrência de chuvas criam condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir os agentes causadores da Dengue, da febre Chikungunia e da Zika.
Durante todo o ano, as equipes da Vigilância à Saúde mantém um cronograma de visitas e vistorias em imóveis, tanto ocupados como desocupados, e com a proximidade do verão, são intensificadas essas visitas e as notificações, que antes eram prioritariamente em imóveis desocupados, comerciais e industriais, passam a ser feitas também em imóveis residenciais.
Ações nas unidades – A Vigilância à Saúde também está capacitando profissionais que atuam no atendimento em unidade da rede básica de saúde (Unidades Basicas de Saúde, Unidades Municipais de Saúde da Família, Unidades 12 horas e a Unidade de Pronto Atendimento Infantil) e também dos hospitais da cidade, sobre a identificação de casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zica.
Também foi retomada a formação da rede de ação junto às escolas municipais para capacitar tanto alunos como profissionais para que atuem como agentes multiplicadores no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti.
A Vigilância à Saúde também intensificando a divulgação de material informativo à população sobre a necessidade de cuidados rotineiros para evitar acúmulo de água em locais que possam servir como criadouros para o mosquito transmissor da dengue e das outras doenças.
Para o diretor da Vigilância à Saúde, Humberto Guilarduci, é importante frisar à população que todos os moradores e pessoas que trabalham no município são responsáveis pelo combate aos focos do mosquito. “Nós temos que nos responsabilizar, todos nós. Não podemos esperar pelos agentes de saúde para verificar os focos dentro de nossas casas ou nos locais de trabalho. Temos que fazer isso, pelo menos uma vez por semana, nós mesmos”, afirma Guilarducci.
Confira as ações recomendadas para intensificar o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti:
– Vedação de ralos internos
– Vedação de caixas d’água
– Armazenamento correto de garrafas e outros recipientes que possam acumular água
– Fechamento das tampas dos vasos sanitários que não estão sendo utilizados ou sua vedação com saco plástico
– Retirada dos pratos de vasos de plantas
– Não deixar brinquedos ou outros objetos espalhados pelo quintal, de modo que possam acumular água
– Verificação das calhas e remoção de folhas para evitar entupimento ou acúmulo de água
– Verificação das bandejas de ar condicionado e de geladeiras
– Eliminação das residências e locais de trabalho de qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *