Vereador acusa prefeitura de omissão no combate ao câncer em Jacareí

0 0

O vereador Mauricio Haka (PSDB) procurou o NJ para fazer uma acusação contra a prefeitura. Segundo ele, o executivo está omisso no combate ao câncer na cidade.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jZpiY2S3VfE

Após gravar com o vereador, procuramos a prefeitura para pedir sua versão sobre as acusações.

Veja na íntegra a nota enviada pela prefeitura de Jacareí:

“A Prefeitura de Jacareí informa que não há “excedente” no teto de valores de repasses dos governos do Estado e da União para tratamentos de doenças definidas como de Média e Alta Complexidade, entre as quais está o tratamento de câncer. O que há é justamente o contrário, déficit. Em relação ao tratamento de oncologia (câncer) em Jacareí, por meio do Sistema Único de Saúde, são atendidos pacientes do próptio município e de mais 6 cidades (Igaratá, Santa Branca, São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilha Bela). Este atendimento é feito pelo setor de oncologia do Hospital São Francisco.

 

A Prefeitura informa também que, desde 2008, o município de Jacareí tem apresentado déficit financeiro em relação ao tratamento de oncologia e, por conta disso, tem solicitado às instâncias devidas – governos do Estado e da União – a recomposição do teto financeiro para o tratamento dessa especialidade. Até o ano de 2013 o município de Jacareí arcou com recursos próprios o déficit gerado por causa do excedente no tratamento em função do atendimento a pacientes de outras cidades. Este déficit é da ordem de R$ 4 milhões por ano.

 

Como ainda não houve atendimento à solicitação de recompor o teto financeiro de repasses para o tratamento de doenças de Média e Alta Complexidade, o município não teve outra alternativa senão acatar a estratégia oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde, que é a de encaminhar pacientes para atendimento em outras instituições de saúde fora da cidade e, às vezes, em outras regiões do Estado de São Paulo que fazem atendimento por meio da Rede Hebe Camargo”.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *