Temendo a Dengue, Jacareí reforça ações no combate ao mosquito

0 0
Foto: Alex Brito/PMJ
Foto: Alex Brito/PMJ

O aumento das temperaturas e a maior ocorrência de chuvas criam condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir os agentes causadores da Dengue, da febre Chikungunia e da Zika.

Durante todo o ano, as equipes da Vigilância à Saúde mantêm um cronograma de visitas e vistorias em imóveis, tanto ocupados como desocupados. Com a chegada do verão, são intensificadas essas visitas e as notificações, que antes eram prioritariamente em imóveis desocupados, comerciais e industriais, passam a ser feitas também em imóveis residenciais.

Ações nas unidades – A Vigilância à Saúde também está capacitando profissionais que atuam no atendimento em unidade da rede básica de saúde (Unidades Basicas de Saúde, Unidades Municipais de Saúde da Família, Unidades 12 horas e a Unidade de Pronto Atendimento Infantil) e também dos hospitais da cidade, sobre a identificação de casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zica.

Também foi retomada a formação da rede de ação junto às escolas municipais para capacitar tanto alunos como profissionais para que atuem como agentes multiplicadores no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti.

A Vigilância à Saúde também intensificou a divulgação de material informativo à população. Esses informes falam sobre a necessidade de cuidados rotineiros, como evitar acúmulo de água em locais que possam servir como criadouros para o mosquito transmissor da dengue e das outras doenças.

Confira as ações recomendadas para intensificar o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti:

– Vedação de ralos internos

– Vedação de caixas d’água

– Armazenamento correto de garrafas e outros recipientes que possam acumular água

– Fechamento das tampas dos vasos sanitários não utilizados ou sua vedação com saco plástico

– Retirada dos pratos de vasos de plantas

– Não deixar brinquedos ou outros objetos espalhados pelo quintal, de modo que possam acumular água

– Verificação das calhas e remoção de folhas para evitar entupimento ou acúmulo de água
– Verificação das bandejas de ar condicionado e de geladeiras

– Eliminação das residências e locais de trabalho de qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *