Mãe reclama de falta de vacina para filha de 1 ano em Jacareí

0 0
ubsNa manhã de ontem (6) recebemos uma reclamação da leitora Aline Alves, que disse ter procurado vacina contra a hepatite A e também a pneumocócica para sua filha de um ano em diversas UBS de Jacareí e não ter encontrado.
Ela reclamou da prefeitura: “Fui informada que a rede não tem as vacinas e não tem previsão de chegada. Muito triste tem um direito negligenciado desta maneira”.
O NJ entrou em contato com a prefeitura que respondeu os questionamentos de nossa leitora.
Veja a nota na íntegra:
A vacina para imunização à hepatite A faz parte do calendário de vacinação para crianças com até 2 anos de idade e é fornecida em qualquer unidade da Rede Municipal de Saúde. Para pessoas acima de 2 anos de idade é necessário ter receita médica com indicação para a vacina contra a hepatite A.

A vacina pneumocócica 10, que protege crianças contra bactérias do tipo pneumococo, é fornecida a crianças de até 5 anos e necessita de encaminhamento médico.

A vacina pneumocócica 23, para pessoas acima de 5 anos, é fornecida nas unidades na Rede Municipal de Saúde, sem restrições, para pessoas acima de 60 anos. Para pessoas com idade entre 5 e 60 anos, essa vacina é indicada em casos de problemas respiratórios. Nestes casos é necessário encaminhamento médico e a dose da vacina é  solicitada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, que fornece este medicamento.

O medicamento antiviral oseltamivir (Tamiflu) é distribuído aos municípios pelo Governo do Estado. A Secretaria de Saúde de Jacareí recebeu dia 5 de abril um lote para atendimento aos pacientes neste ano e esse lote é considerado suficiente. A Prefeitura informa que a medicação está disponível na Farmácia do Ambulatório de Infectologia e é entregue a pacientes com receita médica expedida tanto por profissionais da Rede Municipal de Saúde como da Rede Privada. Este antiviral é indicado para casos de síndrome gripal grave, caracterizados por muita tosse, falta de ar e febre alta.
O horário para atendimento na Farmácia do Ambulatório é das 8h às 17 horas. Em outros horários, o atendimento é feito na UPA Infantil para crianças até 12 anos e na Santa Casa para adultos. Todos os pacientes precisam residir no município”.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *