Por que os cabelos caem quando uma pessoa faz quimioterapia?

0 0

quimioInfelizmente, esse é um dos efeitos colaterais mais conhecidos da quimioterapia, que é um dos meios mais eficientes de tratar alguns tipos de câncer.
O tratamento surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, nos EUA, quando médicos começaram a usar gás de mostarda em pacientes que apresentavam problemas de sangue, com aumento dos glóbulos brancos e queda dos vermelhos.
O oncologista, explicou que a quimioterapia age nas células do corpo que se reproduzem rapidamente, afinal é assim que tumores se formam. Acontece que esses químicos acabam atacando outras células de reprodução acelerada, mesmo que elas não sejam cancerosas, e é esse o caso dos cabelos.

Efeitos colaterais

Por agirem nessas células que estão em constante divisão, os medicamentos presentes no tratamento quimioterápico geralmente causam efeitos colaterais como a queda dos cabelos, o surgimento de aftas, diarreia e a diminuição das células sanguíneas.
No caso da perda de cabelo, os pacientes mais afetados são as mulheres, que nutrem uma conexão forte entre cabelos e autoestima. Por isso, no caso delas, é importante se preparar para a queda e, antes mesmo de ela acontecer, providenciar métodos alternativos, como lenços e perucas. Se necessário, é sempre válido buscar ajuda psicológica.
Atualmente, existem formas distintas de quimioterapia. Algumas fazem com que o paciente perca todos os pelos e cabelos do corpo, mas há quem faça quimioterapia e não tenha esse efeito colateral, embora apresente outros bastante desagradáveis, especialmente relacionados ao sistema digestório, como vômitos, enjoos e diarreia.

 

Ganho de peso

Outro efeito bastante comum da quimioterapia é o ganho de peso – mulheres em tratamento contra o câncer de mama chegam a ganhar 1 kg por ciclo de quimioterapia, o que é também um aspecto que afeta diretamente a autoestima das pacientes, já que o cabelo volta a crescer normalmente depois do fim do tratamento, mas perder peso não é algo tão simples.
Cada ciclo quimioterápico varia de acordo com a necessidade do paciente, podendo ser de uma semana, 21 dias ou 28 dias. Como o ganho de peso geralmente está relacionado à variação hormonal, muitos pacientes, especialmente as mulheres, são aconselhados a praticar exercícios físicos e a ter algumas alterações na dieta.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *