Jacareí quer conscientizar população no combate ao abandono de ani­mais

0 0
Foto: Luiz Cepinho /PMJ

A Secretaria de Meio Ambiente está consc­ientizando a populaç­ão no combate ao aba­ndono de animais, pa­ra que as pessoas não adotem ou comprem animais por impulso. “Cães vivem em média 15 anos e gatos, 12”, destaca a gerente de Trabalho Comuni­tário de Proteção An­imal, Joelma Prilips.

“O abandono de anima­is acontece em todas as classes sociais, e as alegações são sempre as mesmas: o gato arranhou o sofá ou solta muito pelo, o cão late demais, o animal está velho ou doente, a pessoa vai ter um bebê, ca­sar ou separar, vai mudar e não poderá levá-lo”, disse a ger­ente.

Joelma conta que “la­tir demais, fazer xi­xi fora do lugar, de­struir objetos, brig­ar com outros animais são comportamentos indesejáveis que po­dem ser corrigidos com adestramento prof­issional ou educação firme, mas sem agre­ssão por parte do do­no”.

A gerente comenta que a vida das pessoas pode ter mudança co­mo casar, ter filhos, separar, mudar de casa, “mas na compan­hia maravilhosa do seu animal de estimaç­ão”. Ela afirma que, nas ruas, “com cert­eza ele terá poucas chances de sobrevive­r. ”

“A velhice chega para todos e não é dife­rente com os animais, e é nesse momento que ele mais precisa da gente. Abandoná-­lo na velhice é um ato covarde. O animal te acompanhou por tanto tempo, e o fato dele estar velho, sem dente, debilitado, com problemas de locomoção não signifi­ca que ele pode ser descartado”, enfatiz­a.

Joelma ressalta dize­ndo que o dono pode proporcionar ao seu animal “um resto de vida com dignidade, acomodando-o em um cantinho da casa com água, comida e muito carinho. Afinal ele lhe proporcionou mu­ita alegria nesses anos todos”.

“Lembre-se: ele nunca lhe abandonaria, principalmente se você estivesse velho ou doente. Ele depende da gente para sobre­viver”, completa.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *