Folia de Reis acontece domingo na Praça do Rosário

0 0

A Praça do Rosário de Jacareí será palco de uma grande “Folia de Reis” no domingo (13), data em que a cidade comemora o Dia Municipal da Folia de Reis, instituído pela Lei 5.335/2009.

Das 9h às 11h, cantadores e instrumentistas, vestidos com roupas coloridas, entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos. O evento promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu receberá as apresentações culturais dos grupos “Os Filhos do Oriente e Estrela do Oriente”.

Das 12h às 18h, contemplando a Comemoração Municipal da “Folia de Reis”, no Pátio dos Trilhos, haverá a “Jornada Chulos” que encontra inspiração nas Folias de Reis e revela o fascinante universo das festas populares brasileiras.

Sendo uma das festas mais ricas do folclore brasileiro, a Folia de Reis é composta por personagens (mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões) que realizam performances ao som da viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro. Os festeiros entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos.

História – Festa religiosa de origem europeia, a Folia de Reis foi trazida pelos colonizadores portugueses ao Brasil. Porém, enquanto em Portugal a festa tinha o objetivo de divertir o povo, entre os brasileiros a folia passou a ter um caráter mais religioso, marcando, para os católicos, também o fim dos festejos natalinos, quando são desfeitas as decorações, desmontados os presépios e guardados os enfeites de Natal.

Serviço:
Folia de Reis
9h às 11h – Grupos Os Filhos do Oriente e Estrela do Oriente
Local Praça do Rosário

Jornada CHULOS – PROAC (2018) Circulação de Artes Cênicas para a Rua
12h – Roda de Cantorias e Músicas
13h às 16h – Oficina de Máscaras e Aula Pública de Dança
17h – Apresentação Espetáculo CHULOS
18h – Rodas de Conversa com a comunidade participante
Local Pátio dos Trilhos

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *