Festivale traz ‘Grande Sertão: Veredas’ e ‘Auto da Compadecida’

0 0

A 34ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) traz para São José dos Campos grandes espetáculos do cenário brasileiro para contemplar todos os públicos. No próximo dia 28 de agosto, a peça “Grande Sertão: Veredas” abre o festival, no Teatro Municipal. No dia 3 de setembro, será a vez de o “Auto da Compadecida” subir ao palco. Até o dia 8 de setembro, serão 47 espetáculos de cinco estados, com entrada gratuita.

 

A edição deste ano recebeu 412 inscrições de 85 cidades, quase o dobro do registrado no ano anterior (248). Deste total, foram selecionados 20 grupos de cinco estados brasileiros (SP, RJ, DF, BA e RS). Isso demonstra o reconhecimento das ações artístico-cultural do município e a confiança na organização do festival, que vem se consolidando a cada ano.

 

Durante 12 dias, quem gosta de teatro poderá assistir aos espetáculos em 25 locais distribuídos por toda a cidade, incluindo espaço cultural, parques e praças. Além das peças, a Fundação Cultural também preparou ações formativas com mesas de debate e oficinas para o desenvolvimento artístico e também para ampliar o olhar do público joseense para a arte.

 

Teatro e literatura

 

Dirigido pela renomada Bia Lessa, o espetáculo “Grande Sertão: Veredas” leva ao palco do Teatro Municipal uma das maiores obras literárias brasileira do século 20, escrita por João Guimarães Rosa, em 1956. O romance é narrado pelo protagonista Riobaldo, jagunço, que apresenta um relato sobre sua vida, seus medos, amores, traições, entre outros sentimentos. A obra é considerada uma longa sessão de terapia feita por Riobaldo por meio de sua intensa história de amor com Diadorim.

 

No elenco principal: Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes, Fábio Lago, José Maria Rodrigues, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, Lucas Oranmian, Clara Lessa.

 

O espetáculo teatral poderá ser conferido nos dias 28 e 29 de agosto, a partir das 20h, com classificação etária de 18 anos.

 

Comédia de Suassuna

 

O Auto da Compadecida chega ao Teatro Municipal no dia 3 de setembro, com o Grupo Maria Cutia de Teatro, sob a direção geral de Gabriel Villela, que dirigiu mais de 40 espetáculos entre adultos e infantis. O texto de Ariano Suassuna fala das aventuras pitorescas de João Grilo e Chicó, que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua mulher, e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão, envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. A classificação é livre.

 

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *