Alimentar pombos soltos em Jacareí pode ficar bem caro para os infratores, caso seja aprovado o Projeto de Lei que será discutido na 26ª Sessão Ordinária da Câmara, na próxima quarta-feira (4).
O assunto não é novo. A proibição de alimentar essas aves já está regulamentada pela Lei 5538/2011, porém não havia, ainda, o estabelecimento de penalidades para quem infringisse a norma. Pelo Projeto apresentado agora pelo vereador Juarez Araújo (PSD) ficam instituídas advertência e, no caso de reincidência, multa de 5 VRM – Valor de Referência do Município (cerca de R$ 340,00).
“Nossa intenção com este Projeto de Lei”, explica Juarez, “é conter a proliferação desses pássaros em lugares em que haja muita gente, pois os pombos transmitem várias doenças”.
De acordo com a justificativa apresenta pelo vereador, o contato com as fezes desses animais pode transmitir criptococose, salmonelose ou toxoplasmose, entre outras enfermidades.
Campo de Futebol – Durante a sessão, também será votado um segundo projeto, que denomina de Belmiro Modesto de Oliveira o campo de futebol existente na confluência das Ruas Potiguara e Engenheiro Flávio da Silva Freitas, no bairro Igarapés.
O projeto é de autoria do vereador Paulinho dos Condutores (PL). “Esta será uma justa homenagem póstuma ao Sr. Belmiro, pelo legado deixado no trabalho realizado em prol do esporte na região do bairro Igarapés”, explica o vereador.