Inspirado na abordagem mítica do herói sem caráter, o Grupo Maria Cutia de Teatro apresenta Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, nesta terça-feira (3), às 21h, no Teatro Municipal. A apresentação integra a programação do 34° Festivale, é gratuita e livre para todos os públicos.
O espetáculo, que possui direção geral e concepção de Gabriel Villela, conta as aventuras picarescas de João Grilo e Chicó, que começam com o enterro e o testamento do cachorro do padeiro e de sua mulher e acabam em uma epopeia (sucessão de eventos extraordinários) milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o diabo.
Nessa versão, o grupo dialoga com a estética barroca de Gabriel Villela e traz para o texto de Suassuna pitadas brechtianas. Com tom irônico, o trabalho pode ser enquadrado no gênero cênico-musical-picaresco.
O olhar político (sem didatismo ou partidarismo) do espetáculo, desprendido do enredo criado pelo célebre autor paraibano, traz outra camada para a obra de Ariano, revelando acontecimentos de um Brasil atual, a partir de personagens e situações que ganham acento ainda mais sarcástico do que os encontrados na dramaturgia original.
Ingressos
Os ingressos, que são solidários (1 litro de óleo), estarão disponíveis no site da Fundação Cultural neste domingo (1°/09), a partir das 10h. O local também disponibilizará ingressos na bilheteria duas horas antes do início.
Os ingressos previamente reservados deverão ser apresentados na versão impressa ou digital para verificação no local até 15 minutos antes do espetáculo. Após esse horário, serão disponibilizados para o público em fila de espera, conforme ordem de chegada e capacidade do teatro.
Notas do espetáculo
Grupo Maria Cutia de Teatro em:
AUTO DA COMPADECIDA
Texto de Ariano Suassuna
Concepção e Direção Geral de Gabriel Villela
Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar
(12) 3942-1144