Defesa Civil de São José se prepara para Operação Chuvas de Verão

0 0

Nove agentes da Defesa Civil de São José dos Campos participarão nesta quinta-feira (17) e na sexta (18), em Campos do Jordão, de Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão 2019/2020.

O treinamento será ministrado pela Secretaria de Estado da Casa Militar, por meio da Cepdec/SP (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), e englobará representantes da Defesa Civil das cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).

O subsecretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Henguel Ricardo Pereira, estará presente na abertura do evento nesta quinta.

Por sua importância estratégica, a RMVale receberá a primeira oficina. Até 29 de novembro, serão promovidos treinamentos envolvendo também representantes das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, além de municípios das regiões de Sorocaba, Registro e Itapeva.

Preservação de vidas

Com o objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realiza nos meses que antecedem a temporada de chuvas treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os PPDC’s (Planos Preventivos de Defesa Civil).

O objetivo é levar conhecimentos fundamentais a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações.

Na oficina desta quinta e sexta em Campos do Jordão, serão ministradas palestras de lideranças da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, da Somar Meteorologia, da Cruz Vermelha de São Paulo, do Instituto Geológico e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Serão abordados temas pertinentes ao período de chuvas, incluindo um modelo de vistoria técnica.

Durante os encontros, temas como registro de comunicação preliminar de ocorrência, procedimentos de assistência humanitária, estrutura dos planos preventivos, índices acumulados de chuva, informações meteorológicas e exercício práticos são abordados pelos pesquisadores.

Entre outros, serão tratados ainda os os seguintes assuntos: legislação básica aplicada à proteção e defesa civil, geologia, meteorologia, registro de comunicação preliminar de ocorrência no Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil), procedimentos de assistência humanitária, situações de anormalidade, estrutura dos PPDC’s, valores acumulados de chuva, informações meteorológicas, vistoria de campo e exercícios práticos.

Os ensinamentos adquiridos serão repassados posteriormente para os demais agentes e voluntários da Defesa Civil de São José.

Foto: PMSJC

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *