Profissionais de São José fazem capacitação para tratamento contra tabagismo

0 0

Profissionais da rede de saúde de São José dos Campos e da região participam nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), na Casa do Médico (avenida São José, 1.187 – Centro), de uma capacitação sobre tabagismo. Com 16 horas de duração, o curso será das 8h às 17h e tem o tema “Abordagem Intensiva do Fumante”, desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) do Ministério da Saúde.

O curso será ministrado por profissionais Cratod (Centro de Referencia de Álcool Tabaco e Outras Drogas), da Secretaria de Saúde do Estado, aos médicos e enfermeiros da rede básica. Ao todo, participarão do evento cerca de 90 pessoas, entre enfermeiras e médicos das unidades básicas de saúde do município, além de profissionais de saúde de outros municípios da região do Alto Vale, como Jacareí, Caçapava, Monteiro Lobato, Paraibuna, Igaratá.

Entre os temas que serão abordados estão: “Tabagismo: o Controle e Programação da Cessação do Tabagismo”; “Tabagismo como Dependência e Comorbidades Psiquiátricas”; “Consumo e Uso Abusivo”; “Dependência de Nicotina”; “Formas de Consumo”; “Protocolo de Atendimento e Tratamento Medicamentoso”.

O objetivo do curso é a descentralização do tratamento do tabagista para rede de atenção básica e estratégia de saúde da família dos municípios participantes. Com esta capacitação, a Prefeitura prevê ampliar o acesso ao atendimento dos pacientes que desejam cessar o uso do cigarro.o

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo é desenvolvido pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), órgão responsável pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com estados e municípios. Desde 1989 o INCA desenvolve ações voltadas para o tratamento do tabagismo.

Foto: PMSJC

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *