CREAS estimula autoestima e empoderamento feminino no ‘Dia Nacional da Não Violência Contra a Mulher’

0 0

É necessário reforçar, todos os dias do ano, a luta feminina contra a violência doméstica. Porém, neste 25 de novembro, é lembrado nacionalmente o ‘Dia da Não Violência Contra a Mulher’. A data foi estabelecida em 1981, em Bogotá, na Colômbia, por organizações de mulheres de todo o mundo. EM Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, as unidades dos CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), organizaram um dia voltado à autoestima feminina e o empoderamento da mulher.

A programação, restrita às usuárias acompanhadas pelo serviço, seguindo todos os protocolos de combate e prevenção ao Coronavírus, foi estabelecida nas unidades das 10h às 14h. Foram reproduzidos vídeos e reflexões sobre o tema de combate à violência e autonomia feminina e, no CREAS II, o instituto de beleza Embelleze proporcionou às mulheres cuidados de estética, como design de sobrancelha, manicure e pedicure, escovação dos cabelos e presentes.

A supervisora técnica do CREAS II, Vânia de Araújo Coelho, ressalta a importância da reflexão da data para as usuárias que são atendidas e acompanhadas pelos serviços. “É um trabalho socioeducativo realizado para mostrar que existem meios de sair da situação da violência, cuidar da autoestima e salientar a existência de uma rede de apoio no município para oferecer toda a proteção necessária para as mulheres”, conclui.

Combate – Vale ressaltar, também, que o programa Família Segura, que articula as políticas de Saúde, Assistência Social, Segurança e Defesa do Cidadão, está de portas abertas, diariamente, das 8h às 14h, garantindo um atendimento mais qualificado e integral às mulheres vítimas de violência.

Reconhecimento – A atuação da Prefeitura de Jacareí na linha de frente da luta contra a violência doméstica é um trabalho reconhecido nacionalmente. Em fevereiro deste ano, o PVDESF (Projeto de Violência Doméstica e Estratégia de Saúde da Família) recebeu o prêmio “Selo FBSP de Práticas Inovadoras 2019: enfrentamento à violência contra meninas e mulheres”, projeto articulado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *