Jacareí pretende implementar Estudo da História Afro-brasileira e Indígena em escolas da cidade

0 0

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos e da Secretaria de Educação, realizou na noite de segunda-feira (27), um encontro com os professores da EMEIF Adélia Rossi, para dar início à implantação do Estudo da História Afro-Brasileira e Indígena nas escolas da cidade. O evento foi mais um passo do processo de implementação das leis federais (10.639/03 e 11.645/08) de “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, no município.

Durante a reunião, profissionais técnicos da Subsecretaria de Igualdade e Direitos Humanos propuseram, para 24 professores que estiveram presentes, um mergulho na história afro-brasileira e indígena, por meio de uma conversa aberta com o corpo docente.

“É preciso contar para as crianças a nossa história, a verdadeira história do Brasil, a valorização da cultura afro-brasileira e indígena. Acredito que só por meio da educação poderemos, juntos, respeitar as pessoas, sua origem, cor, religião e viver na cultura de paz, além de garantir para 54% da população brasileira, a população negra, a valorização de sua história e a representatividade”, explica Girlaine Dias, subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos de Jacareí.

Outros encontros serão realizados, futuramente, para preparação e instrução de todo o corpo docente do município.

Literatura Infantil

No dia 13 de maio deste ano — data em que a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil, em 1888 —, a Prefeitura de Jacareí realizou a primeira entrega oficial de um acervo de livros paradidáticos e de literatura infantil sobre a temática da História Africana, dos Afrodescendentes, da cultura Afro-Brasileira e dos indígenas, para a EMEIF Adélia Pereira Braz Rossi, localizada no bairro Santo Antônio da Boa Vista.

Com esta iniciativa, deu-se início o processo de implementação das leis federais de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, no município. A medida assegura o direito à igualdade de condições de vida e cidadania, assim como garantia de igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos os brasileiros.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *