Um galo foi comprado por moradores do Villa Branca para ajudar no combate à uma infestação de escorpiões na região.
Eles se dizem insatisfeitos e cansados de esperar pelo apoio da prefeitura e apostaram no galo, pois o animal é predador natural do escorpião.
Uma das moradoras disse que, após a chegada do animal, chamado de ‘Mortadela’, a aparição dos bichos peçonhnentos tem sido menos frequentes.
O NJ entrou em contato com a prefeitura, que respondeu por nota:
“A Secretaria de Saúde de Jacareí, por meio da Vigilância de Zoonoses, realiza periodicamente vistorias em toda a cidade, inclusive no bairro Villa Branca, com objetivo de combater a proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos. Além disso, também é realizado um trabalho de conscientização com a população nas regiões em que o índice de aparição destes animais é maior.
É importante que a população notifique a Prefeitura caso aviste escorpiões, para que equipes realizem as devidas orientações, a vistoria no local e recolham o animal. O contato deve ser feito pelos telefones 08000-163010 ou 156.
Em caso de picada de animal peçonhento, inclusive escorpiões, o munícipe deve procurar imediatamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Thelmo, que é a unidade de referência para atendimentos deste tipo na região”.
Foto: Sarah dos Santos