A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, apoia o Janeiro Branco, mês em que acontece a campanha de conscientização sobre a Saúde Mental. A campanha traz a proposta de uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para famílias, instituições e a sociedade em geral, visando alertar para os cuidados com a saúde mental a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse.
A ideia é que aos poucos, uma cultura de saúde mental seja fortalecida, desmistificando crenças populares sobre o assunto. Cuidar da saúde também é cuidar da mente.
Em Jacareí o mês não está passando em branco. Além de ações já realizadas nas Unidades Municipais de Saúde da família no Jardim das Indústrias e Cidade Salvador, outras ainda serão realizadas na unidade do Parque Brasil. São elas:
- Roda de conversa sobre a importância dos cuidados em saúde mental no grupo de troca de receita.
Data: 26 (sexta-feira), às 13h30;
- Roda de conversa sobre a responsabilidade dos profissionais de saúde em relação aos cuidados de saúde mental com os usuários e aplicação de técnica de meditação.
Data: 31 (quarta-feira), às 9h;
- IV Show de Talentos no CAPS II Novos Caminhos.
Data: 31 (quarta-feira), às 9h.
Os canais de comunicação da Prefeitura também divulgam ações e informações pertinentes à campanha.
“Para nós, é muito importante o tema saúde mental, e estamos nos esforçando para chegar onde a população está, que é nos bairros. E temos os CAPS, que são equipamentos muito importantes no acolhimento aos pacientes”, comenta Rosana Gravena, Secretária de Saúde,
Em casos relacionados à Saúde Mental em Jacareí, deve-se procurar uma unidade de saúde ou os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para acolhimento.
Atendimento Psicossocial em Jacareí
Em Jacareí, as portas de entrada para qualquer pessoa que precise de atendimento psicossocial são as Unidades de Saúde e também os CAPS. Cada caso é analisado separadamente e, de acordo com a necessidade, o paciente é encaminhado para tratamento na própria unidade de saúde ou em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Rede de Apoio
No CAPS, o paciente conta com uma rede de profissionais do SUS, que acompanha o tratamento da saúde mental, composta por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. O tratamento envolve toda a equipe do CAPS, respeitando as particularidades de cada paciente.
Evolução de atendimentos nos CAPS
- 2020: 5.948
- 2021: 6.798
- 2022: 6.841
- 2023: 7.447
O CAPS I – Infantojuvenil fica na Avenida Major Acácio Ferreira, 804, no Jardim Paraíba e funciona das 8h às 17h.
O CAPS II – Novos Caminhos fica localizado na rua Dona Nenê Namura Abib, 134, no bairro Jardim Paulistano.
O CAPS AD – Álcool e Drogas fica localizado na Avenida Major Acácio Ferreira, 620, no bairro Jardim Leonídia.