Ação Especial Dia da Mulher: Van da EDP realiza atendimento e cadastros da Tarifa Social de Energia

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A EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, estará com a Van da Boa Energia na ação especial em comemoração ao ‘Dia das Mulheres’, em 8 de março, realizada pela prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Assistência Social, na sede do CadÚnico da cidade.

O mutirão é voltado às mulheres que têm direito a receber benefícios dos governos estadual e federal, mas ainda não recebem ou, até mesmo, não têm conhecimento de que podem recebê-los. O CadÚnico está localizado à Rua Carlos Navarro da Cruz, 53, Jardim Mesquita.

A unidade volante de atendimento da EDP, que estará no evento das 9h às 16h, evitará que as clientes tenham que se deslocar até uma agência física da distribuidora para realizar solicitações e serviços. No posto será possível realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa destinado a famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico que concede desconto de até 65% na fatura de energia.

Para se ter uma ideia, em dezembro do ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou um consumo médio de 154,72 Kwh pelas cerca de 17 milhões de famílias cadastradas na Tarifa Social em todo o Brasil, com um desconto médio de R$ 31,15 na conta de energia.

No ano passado, a EDP cadastrou 2.444 novas famílias na Tarifa Social em Jacareí, totalizando 12.175 cadastros ativos no município. Levantamento da Distribuidora indica que outras 9.451 famílias da cidade têm direito à inclusão no cadastro, mas não podem ser inseridas de forma automática no benefício porque o número da instalação elétrica da residência não está vinculado à pessoa inscrita no CadÚnico.

*Opções*
Além do mutirão da próxima sexta-feira, as famílias também têm a opção de fazer a atualização cadastral a qualquer momento pelo portal da EDP, www.edp.com.br/tarifasocial, pelo WhatsApp (11) 93465-2888 ou através do 0800 721 0123, informando o número da instalação da residência e os dados referentes ao CadÚnico. Com a validação das informações, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que, para o recebimento do benefício, não é obrigatório o membro familiar ser o titular da conta de energia, basta apenas informar o vínculo com o imóvel.

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e o desconto é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:

*FAIXA DE CONSUMO – DESCONTO*
Até 30 kWh/mês – 65%
De 31 a 100 kWh/mês – 40%
De 101 a 220 kWh/mês – 10%

*Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica*
• Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
• Idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
• Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico;
• Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo.

Para saber a renda per capita, é preciso somar todos os rendimentos recebidos pela família e dividir o valor total pelo número de integrantes, chegando ao valor final.

*Documentos necessários para realizar o cadastramento na EDP*
• Número de Identificação Social (NIS) – obtido na prefeitura por meio do CRAS;
• Conta de energia;
• CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou Carteira de Identidade (ou outro documento de identificação social com foto) ou apenas Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI);
• Para o caso família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de equipamentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, é necessário apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico;
• Para família que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), é preciso informar o Número do Benefício (NB).

Em caso de dúvidas, a EDP orienta a entrar em contato pelos canais de atendimento:

• Site: www.edp.com.br/tarifasocial
• WhatsApp (11) 93465-2888 (opção 7 – Tarifa Social)
• Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana);
• Agencias de atendimento presencial (endereços podem ser consultados pelo site da EDP).

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