Aconteceu na quinta-feira (29), no Viveiro Municipal Seo Moura, a posse e apresentação dos novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Jacareí. Formado por representantes da sociedade civil, sindicato rural, ONGs, associações e representantes do Poder Público, o Conselho debate e delibera pautas fundamentais ao planejamento socioambiental da cidade, o planejamento estratégico para um desenvolvimento sustentável, entre outros.
“Os encontros serão sempre aqui, no agradável espaço que é o Viveiro, e as portas estão abertas também para a população participar, trazendo temas e dúvidas para que o Conselho esteja sempre alinhado com as necessidades da cidade e do munícipe”, disse Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana e presidente do Conselho.
Políticas Públicas
Após a apresentação de cada um, o debate girou em torno de temas atuais, em especial sobre licenciamento ambiental; o uso de copos plásticos descartáveis nos comércios; e políticas públicas como o Plano Municipal de Mata Atlântica, Plano de Arborização Municipal, o Corredor Ecológico e parcerias entre poder público e privado.
Presente ao encontro e representando o Instituto Suinã, que desenvolve ações socioambientais por meio da educação, Fátima de Oliveira pontuou que “a participação da Sociedade Civil nos conselhos municipais é de fundamental importância para trazer opiniões diferenciadas sobre temas comuns a todos os munícipes, a diversidade de representantes permite uma avaliação mais rica e maior assertividade nas decisões do Conselho”, disse.
Como participar
A posse dos novos conselheiros institui um grupo ativo, mas que não limita a participação a esta equipe. Por meio do e-mail [email protected].
O Conselho Municipal de Meio Ambiente foi criado pela Lei nº 6.253/2019, que visa garantir que as políticas ambientais desenvolvidas na cidade estejam em consonância com os anseios da população.